domingo, 2 de Novembro de 2025  05:34
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
19-05-2018

Museu Marítimo acolhe exposição de fotografia sobre pesca da sardinha.



O Museu Marítimo de Ílhavo inaugura a exposição “Uma Noite no Mar”, de Alfredo Cunha, no Dia Internacional dos Museus

Integrado no programa oficial do Dia Internacional dos Museus, a Câmara Municipal inaugura no Museu Marítimo de Ílhavo, este sábado, a exposição fotográfica “Uma noite no Mar”, de Alfredo Cunha, que ficará patente ao público até ao dia 30 de setembro.

A abertura da sessão comemorativa do Dia Internacional dos Museus, agendada para as 16h30 de sábado, contempla a apresentação do catálogo e a visita guiada à exposição conduzida pelo próprio Alfredo Cunha e por Aníbal Lemos.

Esta exposição inédita de 40 registos fotográficos de Alfredo Cunha espelha a experiência do conceituado fotojornalista, numa noite, como pescador e tripulante a bordo da traineira “Henrique Cambola”, de Matosinhos, à pesca da sardinha.

“Uma noite no Mar”, em vésperas de um S. João, regista as águas de estanho da noite, exalta os gestos do mestre e dos pescadores, praguejando entre si, içando as redes e sacudindo o peixe miúdo, e restabelece a harmonia das máquinas de navegar com os caçadores de peixes.

Alfredo Cunha nasceu em 1953, em Celorico da Beira. Em 1970 iniciou a sua carreira profissional em fotografia publicitária e comercial e no ano seguinte, em 1971, a sua carreira de fotojornalista no "Notícias da Amadora". Colaborou com o Jornal “0 Século” e "O Século Ilustrado” (1972), a Agência de Notícias Português - ANOP(1977) e as agências de Notícias de Portugal (1982) e Lusa (1987).

Foi fotógrafo Oficial dos Presidentes da República Ramalho Eanes e Mário Sores. Em 1996 recebeu a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique.

Trabalhou no Jornal “Público” como fotógrafo e editor-chefe entre 1989 e 1997, e integrou o grupo Edipresse como fotógrafo-chefe. Em 2000 começou a trabalhar na revista semanal Focus. Em 2002 colaborou com Ana Sousa Dias no programa de TV "Por Outro Lado” na RTP2. Entre 2003 e 2009 foi fotógrafo e editor-chefe do “Jornal de Notícias·. De 2010 a 2012 foi diretor fotogr8fico da “Global Imagens".

Atualmente trabalha como freelancer, desenvolvendo projetos editoriais.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®