domingo, 2 de Novembro de 2025  10:34
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
22-05-2018

UA recebe a partir desta quarta o Congresso Internacional “Pelos mares da língua portuguesa”.



O Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro inicia esta quarta o 4.º Congresso Internacional “Pelos mares da língua portuguesa”.

Nesta edição promove o dia do autor português, a 22 de maio, e o dia de África, a 25 de maio. Na linha das três edições anteriores (2012, 2104 e 1016), pretende-se sublinhar a pluricontinentalidade da língua portuguesa e a sua importância como meio de comunicação intercultural.

Esta reunião científica, no Departamento de Línguas e Culturas da UA, conta com a presença de cerca de 150 investigadores oriundos de Portugal, Espanha, França, Itália, Holanda, Áustria, Polónia, Alemanha, Inglaterra, Moçambique, Angola, Brasil, México, Estados Unidos, Canadá, Índia e China que vão apresentar investigação relacionada com todos os países onde o português é língua de comunicação.

O programa inclui ainda a apresentação de pósteres, o lançamento de seis livros, recentemente editados, de autores brasileiros, portugueses e espanhóis, bem como a apresentação do projeto Dicionário de Autores de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa: Atualização e divulgação através de uma plataforma digital e ainda um momento musical, a abrir o Congresso, que traduz a variedade musical e a multiculturalidade dos países de língua portuguesa.

Ao som dos acordes da guitarra de Vítor Castro e da voz melodiosa de Peng Yujing, os conferencistas vão ser convidados a navegar, por breves instantes, pelos mares de Portugal, da Galiza, do Brasil, de Cabo Verde e da China.

Merecem destaque ainda os breves momentos literários que vão pontuar o Congresso com a leitura, feita por alunos do Departamento de Línguas e Culturas, de excertos das seis obras vencedoras do Prémio Literário Aldónio Gomes, bem como ainda as duas exposições abertas à Universidade e à cidade.

Uma das exposições é biobibliográfica e dedicada a Camilo Castelo Branco e a Rosalía de Castro, que será inaugurada esta quarta e estará patente na Biblioteca da Universidade de Aveiro até ao dia 15 de junho.

A outra, intitulada Malangatana à la minuta, inclui desenhos inéditos do artista plástico moçambicano e será inaugurada no dia 25 de maio, dia de África. Estará patente no Museu da Cidade de Aveiro, até ao dia 10 de junho.

Trata-se de uma mostra de reproduções de desenhos que Malangatana concebia em tempo geralmente muito curto e ali mesmo à beira do destinatário e que oferecia como recordação espontânea, a expressar a celebração de bons momentos passados ou de amizades presentes e futuras.

Na sequência deste simpósio, prevê-se a publicação de um livro, contendo os melhores trabalhos apresentados no congresso, à semelhança do que aconteceu nos três congressos anteriores.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®