domingo, 2 de Novembro de 2025  16:02
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
06-06-2018

Aveiro assinala Dia Mundial da Arte Nova.



O Museu de Arte Nova e outros edifícios com esta traça vão estar em destaque durante o fim-de-semana na celebração do Dia Mundial da Arte Nova, que se comemora a 10 de junho.

Visitas guiadas, câmara fotográfica artesanal e “Arte Nova na Ria” (espetáculo multidisciplinar e interativo, envolvendo as áreas da música, do teatro, da mímica, da dança e da poesia) são as propostas para sábado e domingo, dias 9 e 10 de junho.

Nos dois dias, pelas 10h00, haverá visitas guiadas à “Coleção Nascimento Leitão: objetos que contam histórias” patente no Museu Arte Nova e às 11h00 e 15h00 realizam-se visitas guiadas ao Museu Arte Nova e seu roteiro.

Igualmente no sábado e domingo, com sessões às 14h00 e às 18h00, no piso 0 do Museu Arte Nova realiza-se a iniciativa “À La Minute. A Fabulosa Máquina de Fazer Parar o Tempo”.

Trata-se de uma oportunidade para todos os visitantes e interessados fazerem sessões de retrato livre, realizando as fotografias com uma câmara fotográfica artesanal.

As imagens são reveladas no interior da mesma câmara e as cópias são entregues aos interessados. Quem tiver curiosidade, pode, ainda, ver como funciona a câmara, o processo de trabalho e também descobrir alguns aspetos da história deste processo, uma das grandes novidades no período da Arte Nova.

Sábado, dia 9 de junho, pelas 19h00 no Museu Arte Nova acontece o “Arte Nova na Ria” que pretende ser um espetáculo multidisciplinar e interativo, envolvendo as áreas da música, do teatro, da mímica, da dança e da poesia.

Os artistas intervenientes, Eunice Aires, Nuno Caçote e um conjunto de alunos do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, conduzirão o público numa viagem até ao final do século XIX e início do século XX, levando a que o ouvinte tome contato com partícularidades do movimento artístico e cultural da Arte Nova.

De forma lúdica, com momentos cómicos alternados com momentos introspetivos e sob um fio condutor musical, recriar-se-á uma soirée musical parisiense com indumentária alusiva ao período Arte Nova, num cenário bem português e aveirense.

Ao longo do dia de sábado haverá Animação de Rua. Uma bicicleta, flores, música e poesia visual são os ingredientes principais desta performance clownesca.

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®