domingo, 2 de Novembro de 2025  22:27
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
07-06-2018

Comissão Europeia aprovou a inclusão da linha ferroviária galega entre A Corunha e Palencia no Corredor Atlântico que liga o porto de Aveiro a França.



A Comissão Europeia aprovou a inclusão da linha ferroviária galega entre A Corunha e Palencia no Corredor Atlântico que liga o porto de Aveiro a França, medida que aumentará a competitividade daquela região espanhola, anunciou hoje o Eixo Atlântico.

"A importância desta decisão reside não só na competitividade dos portos galegos, que podem fazer chegar as suas mercadorias a toda a Europa em tempos competitivos, mas também no impulso económico que levará ao interior da Galiza, região com grandes problemas demográficos pela falta de investimentos e do movimento económico", refere em comunicado o organismo que congrega 38 municípios portugueses e galegos.

Segundo o Eixo Atlântico, a inclusão da ligação ferroviária entre A Corunha a Palencia, passando por Vigo, no troço do Corredor Atlântico que liga o porto português de Aveiro e França, deverá ser ratificada no "prazo máximo de um ano", prevendo que o Parlamento o deixe "já aprovado antes da sua dissolução em 2019", ano de eleições.

"A partir de 2021, ano em que entra em vigor um novo programa de fundos europeus, o governo espanhol já poderá solicitar o cofinanciamento das obras, com a condição de que estejam concluídas até 2030", assinala.

A decisão de hoje surge após a reunião, a 24 de maio, do Eixo Atlântico com o coordenador europeu da rede Transeuropeia de Transportes, Carlo Secchi, para "defender a inclusão" daquela ligação ferroviária no Corredor Atlântico.

O Eixo recordava então que "a Comissão Europeia abriu recentemente um prazo para que os governos nacionais pudessem propor alterações ou incorporações às propostas que aprovou a Comissão no ano 2010, quando se aprovou a Rede de Corredores Ferroviários Europeus".

"Nesse momento, o Eixo Atlântico conseguiu que o Governo português incluísse na proposta conjunta com o governo espanhol o corredor Aveiro/Salamanca/Palência/fronteira francesa. Também tentou, sem êxito, que o eixo Monforte/Palencia fosse incluído nos corredores e continuou a trabalhar com este objetivo desde então", realça.

O Corredor Atlântico, originalmente denominado como Corredor de Mercadorias n.º 4, é constituído por troços da infraestrutura ferroviária existente e planeada entre Sines/Setúbal/Lisboa/Aveiro/Leixões -- Algeciras/Madrid/Bilbao/Saragoça -- Bordéus/La Rochelle/Nantes/Paris/Le Havre/Metz/Strasburgo -- Mannheim, transpondo as fronteiras em Vilar Formoso/Fuentes de Oñoro, Elvas/Badajoz, Irun/Hendaye e Forbach/Saarbrücken.

A sua gestão está a cargo de um Agrupamento Europeu de Interesse Económico (AEIE) integrada pela Infraestruturas de Portugal, Adif, SNCF Réseau e DB Netz.

 

Texto: Lusa


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®