domingo, 2 de Novembro de 2025  10:39
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
14-09-2018

Quercus declara apoio a projeto do Orçamento Participativo Portugal.



A Quercus lança apelo à participação dos cidadãos nos projetos do Orçamento Participativo Portugal.

As pessoas, maiores de 18 anos, decidem como investir 5 milhões de euros, que é o orçamento do OPP, a distribuir de igual forma por projetos regionais e nacionais, por diferentes regiões de Portugal.

Cada cidadão dispõe de dois votos, um para o melhor projeto regional e um para aquele que considere ser o mais importante projeto nacional. Este ano, em termos nacionais, foram apresentados 18 projetos na área do ambiente e 22 na área da agricultura e florestas.

Na região de Aveiro, um dos projetos regionais aosta na aquisição de uma máquina para trabalhar em área florestal.

É proposto por Ana Matias, ex-comandante dos Bombeiros Voluntários de Anadia e responsável da Proteção Civil de Coimbra; Rosa Pinho, bióloga, investigadora no Departamento de Biologia e curadora do Herbário da Universidade de Aveiro; Luís Sarabando, engenheiro florestal e coordenador da Associação Florestal do Baixo Vouga e Paulo Domingues, membro de várias associações da área do ambiente e responsável pelo Projeto Cabeço Santo.

Aposta na aquisição de um equipamento que não existe ainda em Portugal, uma máquina complexa que vai melhorar a capacidade de intervenção nas várias ações de recuperação da floresta autóctone que decorrem desde a Serra da Freita à Serra do Bussaco.

“São ações de recuperação que visam não só a salvaguarda de ecossistemas ameaçados por inúmeras razões, mas também a existência de manchas florestais mais resistentes aos fogos e que sirvam de barreiras naturais vivas ao seu avanço descontrolado”, refere a Quercus.

A Quercus admite que a questão dos incêndios pesa nesta valorização. “Dizer mal e criticar as políticas é fácil. Mas neste caso ainda é mais fácil fazer algo para que os trágicos fogos de 2017 não se repitam. Basta agarrar já no seu telemóvel e votar. O ambiente agradece”.

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®