domingo, 2 de Novembro de 2025  05:20
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
19-09-2018

Aveiro: Sindicato Independente de Professores e Educadores vai à escola preparar formas de luta.



Aveiro recebe plenário do Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE) para debate sobre o descongelamento das carreiras. É já esta quinta-feira na escola Dr. Mário Sacramento, a partir das 9h.

A estrutura sindical procura esclarecer docentes sobre a posição do Ministério da Educação (ME) relativa à recuperação do tempo de serviço dos professores, e discutir novas formas de luta com vista ao descongelamento do tempo total (nove anos, quatro meses e dois dias).

Nesta reunião, integrada no ciclo de plenários que o SIPE está a realizar pelas escolas do País, além das dirigentes da delegação de Aveiro, estará também presente o coordenador da Região Norte do SIPE, Filipe Abreu.

De acordo com a ordem de trabalhos da reunião, entre outros assuntos, estará em debate a posição do Governo sobre a carreira docente, e a “urgência” de retomar negociações face ao incumprimento da Declaração de Compromisso assinada na reunião de 18 de novembro de 2017, que versa sobre as carreiras, os horários, o desgaste dos professores, a aposentação e outras condições de trabalho.

Na reunião serão ainda definidas formas de intervenção e de luta a desenvolver nos locais de trabalho ao longo do primeiro período deste ano lectivo, e votada uma tomada de posição para enviar ao Governo.

“A proposta apresentada pela Tutela para a recuperação do tempo de serviço de dois anos, nove meses e 18 dias é inaceitável, assim como é todo o processo negocial, que apenas pode ser classificado de surreal. O Ministério da Educação nunca apresentou um documento escrito que servisse de base às negociações, o que está a ser alvo de averiguação, dada a sua possível ilegalidade”, denuncia Júlia Azevedo, presidente do SIPE.

A dirigente refere que “os plenários que estamos a realizar por todo o País pretendem esclarecer os docentes e, consequentemente, mobilizá-los a combater toda esta injustiça de que a classe tem sido alvo, com formas de luta alternativas que pretendemos desenvolver durante o primeiro período deste ano letivo”.

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®