domingo, 2 de Novembro de 2025  08:13
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
06-11-2018

Estarreja: Maioria aprova orçamento de 18,4 milhões com aposta na indústria.



Estarreja aprovou Plano e Orçamento para 2019 com votos favoráveis da maioria PSD/PP e votos contra da oposição do PS.

Os documentos representam um “bolo” de 18.4 milhões mas com a previsão de incorporação de saldos, após aprovação de contas, em março de 2019, irá chegar aos 24.8 milhões.

Nas apostas principais estão o desenvolvimento urbano; Competitividade e Inovação com aposta na ampliação das infraestruturas do Eco Parque Empresarial e Governação Municipal.

Atividades como o Carnaval, as festas de Santo António, a programação do cineteatro e o torneio de andebol Garci cup figuram nas atividades que prometem marcar a agenda de Estarreja em 2019 como cartazes para atrair público ao município.

Algumas destas ações vão ter orçamento reforçado no próximo ano. A maioria faz, esta tarde, a apresentação do documento.

O peso das funções sociais da autarquia é o principal eixo de crítica dos vereadores da oposição que pretendiam reforço de meios em áreas nucleares e que registam a ausência de referências à criação de circuitos de transportes urbanos alargados às freguesias.

A oposição questiona os valores atribuídos a funções sociais em comparação com as funções gerais e diz que ficam quase no mesmo padrão dos 8 milhões de euros.

Educação, saúde, segurança e ação social, habitação e serviços coletivos e serviços culturais, recreativos e religiosos garantem uma dotação global de cerca de 8,2 milhões de euros.

O IMI mantém-se em 0,35% mas para o PS haveria condições para baixar até ao limite mínimo funcionando como “um dos instrumentos estratégicos na atração e fixação de pessoas no Concelho de Estarreja, por via do alívio fiscal do orçamento das famílias”.

Lembra que tem sido possível aumentar a receita a cada ano que passa, sobretudo por via da arrecadação dos valores relativos ao IMI.

“E este é apenas um dos indicadores que nos permite afirmar que as Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2019 representam a continuidade de um ciclo político que em nada surpreende”, refere nota socialista divulgada esta segunda-feira.

A oposição questiona também as verbas para serviços culturais e deteta “peso excessivo” no que diz respeito aos Serviços Culturais e Recreativos e Religiosos, onde se faz uma previsão de despesa no valor de 3 milhões de euros.

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®