domingo, 2 de Novembro de 2025  05:41
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
19-11-2018

Gafanha da Encarnação: Agrupamento de Escolas faz o pleno de bandeiras azuis.



O Agrupamento de Escolas da Gafanha da Encarnação, hasteou mais seis bandeiras “Escola Azul”, contando agora com oito e tornando-se, assim, um Agrupamento totalmente “Escola Azul”, desde o ensino pré-escolar ao 3.º Ciclo do Ensino Básico.

Galardões hasteados por ocasião do Dia do Mar no final da semana passada.

No ano letivo anterior, a Escola Básica da Gafanha da Encarnação e a Escola Básica da Costa Nova foram as primeiras a receber o galardão “Escola Azul” e, neste Dia do Mar, as seis novas bandeiras distribuíram-se pela Escola Básica da Gafanha da Encarnação – Norte, Escola Básica da Gafanha da Encarnação – Sul, Escola Básica e Jardim de Infância da Gafanha da Encarnação – Centro, Escola Básica e Jardim de Infância da Gafanha do Carmo.

“O Agrupamento de Escolas da Gafanha da Encarnação reforça desta forma o seu compromisso em educar para a literacia dos oceanos”, refere nota do agrupamento.

Nas cerimónias marcaram presença, além dos elementos da Direção do AEGE, o Vereador da Educação da Câmara Municipal de Ílhavo, Tiago Lourenço, o Engenheiro do Ambiente da Câmara Municipal de Ílhavo, Luís Rabaça, representantes da Juntas de Freguesia da Gafanha do Carmo e da Encarnação, Daniela Pimentel e José Carapelho, respetivamente.

Ainda no âmbito da celebração do Dia do Mar, os Alunos Embaixadores do Oceano receberam as suas medalhas, tendo sido desenvolvidas, nas diversas escolas e jardins-de-infância do agrupamento, atividades como recitais de poesia (“Poetas do Mar”), dramatizações, canções, decorações, encenações de manifestação e recolha de lixo marinho, pintura e desenho.

Em comum, todas desenvolveram a atividade “Inspetores do Mar”, sobre pesca sustentável, onde, utilizando réguas de tamanhos mínimos do pescado, fornecidos pela Docapesca, os alunos efetuaram medições do pescado - cavala, sardinha, carapau e choco, oferecido pela APARA – Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro.

A mensagem “Não compres peixe-bebé” e “Se hoje pescares filho de peixe, amanhã, netos de peixe não pescarás” foi explorada, com vídeos e muito diálogo, com estes alunos de uma comunidade francamente piscatória, tendo os alunos colorido e enviado, também aos pais, um postal apelando ao consumo responsável, com a mensagem “Mãe/Pai, por favor, não compres peixe-bebé porque eu também quero comer peixe quando for da tua idade”.

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®