domingo, 2 de Novembro de 2025  05:44
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
22-11-2018

“Maneiras de Sever” representou Sever do Vouga no XV Congresso Internacional das Cidades Educadoras.



O projeto “Maneiras de Sever” representou Sever do Vouga no XV Congresso Internacional das Cidades Educadoras. Este ano, o encontro decorreu no Centro de Congressos do Estoril, em Cascais, sob o tema “A cidade, pertença das pessoas”.

Tendo em conta a temática do congresso, a Câmara Municipal de Sever do Vouga lançou o desafio aos responsáveis do projeto para que participassem no evento.

Para a autarquia, tratou-se de uma oportunidade para promover as boas práticas que têm lugar no concelho, cujos objetivos norteiam a Rede Portuguesa das Cidades Educadoras, associação que o Município integra.

O Maneiras de Sever é um projeto de Design para a Inovação Social, que surgiu em 2013 fruto da colaboração entre o Mestrado em Design da Universidade de Aveiro (por Pedro Fragoso Lopes) e a Fundação de Edite Costa Matos - Mão Amiga, tendo como parceiros a Câmara Municipal de Sever do Vouga e o Agrupamento de Escolas.

O projeto tem como objetivo fixar a população jovem de Sever do Vouga. Através do reconhecimento e do sentimento de pertença e bem-estar pelo território, trabalha-se o património material e imaterial concelhio, com auxílio de ferramentas multimédia.

Trata-se do único projeto a nível nacional que envolve a comunidade jovem no âmbito do combate à desertificação populacional que se tem vindo a registar nos últimos anos em muitos concelhos de Portugal.

Enquanto associado da Rede Portuguesa das Cidades Educadoras, o Município de Sever do Vouga tem vindo a apresentar boas práticas desenvolvidas no seu território e que vão ao encontro do que a rede defende: as cidades como um espaço privilegiado para a formação integral do indivíduo.

Entre os projetos já apresentados, destacam-se o “Deixa a Tua Marca”, projeto de formação comportamental que envolve a comunidade, englobando ações artístico-culturais e lúdico-pedagógicas, dirigidas ao público infanto-juvenil e empresarial, e o “Espaço Memórias”, projeto cultural que reuniu especialistas e comunidade para celebrar o património concelhio, através da reflexão sobre a importância da memória na construção e preservação da identidade local

 

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®