domingo, 2 de Novembro de 2025  05:42
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
22-11-2018

Vasco de Negreiros compôs duas suites para dançar nos Festivais de Outono.



Música para ser dançada por pessoas comuns, não bailarinos, composta a partir de coreografias, algo menos vulgar na atual música erudita, é a proposta da próxima etapa dos Festivais de Outono, programa promovido pela Universidade de Aveiro. (UA).

O compositor e professor da UA, Vasco de Negreiros, compôs duas suites que vão ser interpretadas, esta sexta, no auditório do CCI do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da UA.

Vasco Negreiros compôs obras especificamente para serem dançadas, convidando-se o público a participar para que encontrem a sua vocação mais natural.

As duas suites que vão ser interpretadas foram as primeiras obras do compositor e vice-diretor do curso do curso de mestrado de Ensino em Música, do Departamento de Comunicação e Arte da UA, com estas caraterísticas.

“A música é criada para responder ao movimento, tal como acontecia no período barroco com, por exemplo, o minueto”, explica o compositor que participou e dançou em festivais de música folk em Portugal e noutros pontos do mundo. Vasco de Negreiros emigrou com a família aos 9 anos para o Brasil, onde viveu durante 15 anos e onde assistiu ao ressurgir dos espaços para dançar, as chamadas gafieiras.

O compositor considera a dança “uma forma muito intensa de ouvir a música”. As suas suites são inspiradas, sobretudo, nas danças de tradição europeia, embora não deixando se ser classificáveis como música erudita. Confessa o seu apreço pela influência entre estilos e recorda como Tom Jobim, um dos nomes mais influentes da bossa nova, foi influenciado por Debussy e como Debussy “bebeu” da música russa.

Participam no espetáculo Joana Amorim (traverso), Catherine Strynckx (violoncelo) e Paulo Amorim (guitarra).

 

 

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®