domingo, 2 de Novembro de 2025  10:57
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
28-11-2018

Inovadomus apresenta no Porto novo projeto “Construção para a Saúde”.



A Associação Casa do Futuro, sedeada em Ílhavo, lança projeto pioneiro de construção para a saúde na cidade do Porto.

A InovaDomus - Associação para o Desenvolvimento da Casa do Futuro - apresenta publicamente o novo projeto “Construção para a Saúde”, esta quarta-feira, dia 28 de novembro, às 15h, na sede da Ordem dos Arquitetos, no Porto.

Com a indústria da saúde a constituir-se um dos motores da economia e a hospitalização domiciliária a tornar-se uma realidade, este projeto irá procurar e partilhar informação e conhecimento para uma construção mais saudável.

Uma das primeiras tarefas a que se propõe é coligir as normas internacionais que parametrizam a construção saudável, com o contributo de um conjunto de especialistas alargado, entre engenheiros civis, engenheiros informáticos, médicos, psicólogos, e outros especialistas.

Obtida a validação da Organização Mundial da Saúde, haverá depois o trabalho de adaptação desses parâmetros à escala nacional e, eventualmente, europeia.

“Os desafios da construção para a saúde são complexos: por um lado a construção está associada a estratégias de custo, ao invés da diferenciação; por outro, as pessoas passam cerca de 90% do seu tempo no interior de edifícios, quer seja em suas casas quer seja no local de trabalho; e por outro lado, ainda, estão a viver cada vez mais tempo, conduzindo a que cada vez mais idosos vivam sozinhos e em lares”, explica António Oliveira, Presidente da InovaDomus.

Criada em 2002, a InovaDomus é uma Associação sem fins lucrativos, constituída por 10 associados - Universidade de Aveiro, Efapel, Extrusal, Iberfibran, OLI, Rederia, Revigrés, Saint-Gobain Weber, TEKA e Umbelino Monteiro -, que promove a cooperação universidade-indústria e incentiva as empresas a desenvolverem inovações para o setor do habitat.

O presidente da empresa Oli, que lidera este cluster, vai fazer a abertura da sessão, às 15h, e o secretário de estado da Economia, João Correia Neves, participa no encerramento às 16h45.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®