domingo, 2 de Novembro de 2025  10:55
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
28-11-2018

Murtosa: Gastronomia de Bordo vai mostrar caldeiradas.



Depois de Peniche e Ílhavo terem recebido a 1ª edição do Festival Gastronomia de Bordo chega a vez da Murtosa apresentar o melhor da sua gastronomia.

Durante 4 dias, de 6 a 9 de Dezembro, 7 estabelecimentos desta localidade vão apresentar caldeiradas feitas com o melhor pescado local, com destaque para as enguias.

O Festival Gastronomia de Bordo insere-se no projeto de programação cultural em rede "Territórios com História: o Mar, as Pescas e as Comunidades", que une os Municípios da Murtosa, Ílhavo e Peniche na dinamização de dezenas de atividades de valorização e divulgação do património cultural marítimo associado a cada um destes territórios.

A dimensão gastronómica é uma das temáticas abordadas no projeto, a partir do referencial coletivo do mar, das pescas e das vivências das comunidades, valorizando as especificidades de cada um dos territórios e projetando para os dias de hoje os pratos confecionados a bordo das embarcações de pesca longínqua (Ílhavo), costeira (Peniche) e lagunar (Murtosa).

Participam os restaurantes A Varina, Avenida-Praia, Braseiro do Mar, Casa Silva, O Veleiro e Xávega-Mar e O Bico. Os espaços de restauração prepararam menus específicos para a festival, tendo como referencial os pratos de peixe e, de um modo especial, as caldeiradas.

O programa do festival Gastronomia de Bordo propõe algumas atividades complementares às degustações nos restaurantes, que visam dar a conhecer o património gastronómico, cultural e social da Murtosa.

No dia 6, pelas 16H00, está marcada a abertura oficial do festival, com uma cerimónia na COMUR-Museu Municipal da Murtosa.

Na sexta-feira, dia 7, a partir das 10H00, terá lugar a iniciativa “A Enguia da Ria: a Embaixadora da Murtosa”, que propõe uma visita guiada, conduzida pelo Professor Mike Weber, da Estação Litoral da Aguda, em busca dos segredos desta espécie emblemática.

A partida será das instalações da Fábrica de Conservas da Murtosa, na Zona Industrial.

No sábado, dia 8, pelas 10H00, a COMUR-Museu Municipal será o ponto de partida para a visita “Da água à mesa: embarcações e conservas na história da enguia da Murtosa”, guiada por Etelvina Almeida.

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®