domingo, 2 de Novembro de 2025  08:16
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
03-12-2018

Associação Florestal do Baixo Vouga já tem 9 projetos de Áreas Florestais Agrupadas.



A Associação Florestal do Baixo Vouga (AFBV) apresenta, esta quarta, um balanço ao projeto Áreas Florestais Agrupadas em nome de uma floresta “mais rentável e segura”.

Desafio lançado à região de Aveiro onde ainda predomina a pequena parcela com o Governo a promover a administração conjunto ao jeito dos condomínios.

A solução passa pela gestão conjunta das propriedades, através das Áreas Florestais Agrupadas (AFA). Este modelo de gestão permite poupar cerca de 20% nos custos dos trabalhos florestais, garantindo um incremento da produtividade superior a 60% (eucaliptos).

As mais-valias das AFA, que já se encontram em desenvolvimento no terreno, serão apresentadas esta quarta, às 18h, na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha, durante uma sessão informativa organizada pela AFBV.

“Melhor planeamento, organização e operacionalização são algumas das vantagens da gestão comum das propriedades. Ao ganhar escala, é possível reduzir os custos das intervenções, aumentar a produtividade e tornar mais fácil o cumprimento das obrigações legais e o processo de certificação florestal”, refere a Associação.

Sem perder a autonomia sobre o seu terreno, os proprietários, através de parcerias com entidades e empresas do sector, encontram nas AFA as soluções para problemas comuns.

Acesso a melhores condições de financiamento e contratualização de seguros, bem como formas mais eficazes de combater doenças, pragas e incêndios são alguns exemplos.

A sessão informativa “Uma solução para a Floresta de minifúndio: Áreas Florestais Agrupadas”, aberta à comunidade, irá reunir especialistas, bem como proprietários florestais que integram os projetos pilotos de Águeda e Vagos que irão dar o seu testemunho e abordar as especificidades das AFA.

Trata-se de áreas florestais superiores a 10 hectares constituídas por cinco ou mais parcelas de terreno continuas e pertencentes a cinco ou mais proprietários, sujeitas a um plano de gestão florestal e a um plano de investimento comuns.

Neste momento há duas a título experimental em Castanheira do Vouga, Águeda, com 12 proprietários e 11ha de floresta e outra na Lavandeira, Vagos, com 30 proprietários e 9ha.

A Associação refere que há mais 7 Projetos em fase de desenvolvimento (Aveiro, Vagos, Albergaria-a-Velha, Águeda e Anadia) e confia no modelo.

“Passados quase 20 anos, conhecemos melhor a nossa floresta e as nossas gentes. A motivação cresceu, reforçada pela certeza de que a união é a palavra de ordem para a valorização do sector”.

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®