domingo, 2 de Novembro de 2025  10:58
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
07-12-2018

Ministério Público arquiva inquérito sobre Parque da Ciência e Inovação entre Aveiro e Ílhavo.



O Ministério Público (MP) arquivou o inquérito sobre denúncias relativas à escolha do local para instalar o Parque de Ciência e Inovação (PCI), entre Aveiro e Ílhavo, por inexistência de crime, informou hoje a Procuradoria-Geral Distrital (PGD) do Porto.

“Efetuada investigação, o MP considerou que ao longo dos mais de seis anos que a mesma durou não foram recolhidos quaisquer indícios da prática de factos integradores de infração criminal, nomeadamente dos crimes de corrupção, recebimento indevido de vantagem, participação económica em negócio e violação de regras urbanísticas”, refere uma nota publicada na página oficial da PGD do Porto, na Internet.

A escolha da localização para a construção do PCI foi desde o início contestada pela Quercus e por um grupo de moradores, alegando tratar-se de uma zona ambientalmente sensível, junto à Ria de Aveiro, e em solos de boa aptidão agrícola, sem que tivessem sido consideradas outras alternativas.

O despacho de arquivamento, datado de 31 de outubro, considera inexistir “uma única prova material” que comprove que os diversos responsáveis do Estado “tiveram uma conduta intencionalmente dolosa com vista a qualquer recebimento ou promessa de vantagem para a prática dos atos em que intervieram, ou tenham mesmo sido sujeitos dessa mesma oferta, fosse de quem fosse”.

Detendo-se na infração criminal de violação de regras urbanísticas, o despacho afirma resultar patente o esforço das entidades para que a construção e funcionamento do Parque de Ciência e Inovação não violasse as normas urbanísticas.

“Uma coisa será as eventuais insuficiência ou deficiência desse esforço, outra bem diferente é que delas se possa concluir pela existência de intencionalidade criminosa”, refere a mesma nota.

Liderado pela Universidade de Aveiro, através de uma sociedade participada por várias entidades, designadamente a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), o PCI desenvolve-se em 35 hectares e representou um investimento de cerca de 20 milhões de euros, financiado pelos fundos europeus.

A primeira fase, inaugurada em março de 2018, compreende um edifício central e dois laboratórios de uso partilhado, que entraram de imediato em funcionamento.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®