domingo, 2 de Novembro de 2025  05:37
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
17-12-2018

Ideia de negócio para extração de anticorpos da gema de ovo dá vitória à UA em concurso nacional.



A ideia de negócios, PurAvTec, apresentada por uma equipa da UA, venceu na categoria Saúde do “Born from Knowledge Ideas”.

Este concurso nacional é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através da Agência Nacional de Inovação e premeia ideias inovadoras.

Triunfo na categoria Saúde como um dos vencedores conhecidos a 12 de dezembro, no PCI-Creative Science Park, em Ílhavo.

Esta fase final, com 18 equipas representantes de várias instituições de ensino superior, foi o términus de um processo que envolveu a seleção das ideias e equipas de cada instituição e ainda formação de dois dias para preparação do pitch final.

A equipa constituída por Mara Freire, João Coutinho, Márcia Neves e Sandra Bernardo, investigadores do CICECO-Instituto de Materiais de Aveiro e do Departamento de Química, venceu o Born fom Knowledge, concurso que reúne as melhores ideias de negócio nascidas do conhecimento científico e/ou tecnológico.

O objetivo da iniciativa é promover uma cultura de valorização do conhecimento científico e tecnológico em Portugal, distinguindo e premiando boas práticas e casos de sucesso, ideias que respondam a desafios da sociedade e contribuam para o desenvolvimento da economia.

A ideia de negócio PurAvTec resulta do trabalho desenvolvido no projeto IgYPurTech, cujo objetivo passa por desenvolver uma tecnologia sustentável para a purificação de anticorpos da gema do ovo e de desenvolver biofármacos baratos com origem natural e mais eficazes do que alguns dos atuais antibióticos.

Este projeto foi apoiado com um bolsa do European Research Council, o Conselho Europeu de Investigação, das mais ambicionadas ao nível europeu.

Mara Freire, coordenadora do projeto IgYPurTech e da equipa proponente da ideia de negócio, calcula que, se tudo correr como previsto, será possível chegar a uma solução de mercado em 2028.

 

texto e foto: UA

 

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®