domingo, 2 de Novembro de 2025  16:08
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
18-12-2018

VougaPark vai ter unidade de produção de grafeno.



O VougaPark - Centro de Inovação - vai ter unidade de produção de grafeno.

A partir de Sever do Vouga, a Graphenest - Advanced Nanotechnology, instalada no VougaPark-Centro de Inovação, vai produzir grafeno em escala semi-industrial para os Estados Unidos, Europa e Ásia.

Os projetos GProd e GNESIS, que vão permitir adaptar o pavilhão do VougaPark e instalar uma unidade piloto semi industrial para a produção de grafeno, respetivamente, serão apresentados no dia 19 de dezembro, pelas 11h00.

O GProd complementa o projeto GNESIS, que é responsável pela expansão da capacidade produtiva da Graphenest. Desenvolvido com a colaboração de diferentes entidades como a empresa bracarense Displax, Universidade de Aveiro, Universidade do Minho e INL-Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, o GNESIS tem também como objetivo o desenvolvimento de três diferentes aplicações: tintas anti corrosivas, plásticos com escudos eletromagnéticos e eletrodos de ecrãs de grande dimensão.

No dia 19 de dezembro, durante a visita ao local de implantação da nova unidade de produção e laboratório de investigação e desenvolvimento da Graphenest, serão apresentadas as principais obras de beneficiação a decorrer e os responsáveis da Graphenest irão explicar como será a implementação da nova unidade de produção.

Recorde-se que a Graphenest-Advanced Nanotechnology, criada em julho de 2015, após um investimento da Portugal Ventures, tem a sede das suas operações no VougaPark-Centro de Inovação.

“Encontramos aqui o que precisávamos para avançar com o nosso projeto e, agora, com a colaboração da Câmara Municipal, estão reunidas as condições para continuarmos a trabalhar a partir de Sever do Vouga”, afirma Bruno Figueiredo, diretor científico da Graphenest.

A Graphenest desenvolve tecnologias inovadoras baseadas no grafeno, isolado pela primeira vez em laboratório em 2004 pelos investigadores russos Konstantín Novosiólov e Andréy Gueim.

A descoberta valeu o prémio Nobel da Física em 2010. Forte, duro, fino, leve e dobrável são algumas das características do nanomaterial que promete construir o futuro.

Os fundadores da Graphenest são Bruno Figueiredo, diretor científico e doutorado em Engenharia Química, Rui Silva, diretor técnico e mestre em Engenharia Química, e Vítor Abrantes, administrador e licenciado em Tecnologia e Design do Produto.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®