domingo, 2 de Novembro de 2025  15:55
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
09-02-2005

Rotary contribui com 30 mil vacinas contra a poliomielite


Curia

Pelo menos 30 mil crianças vão ser vacinadas contra a poliomielite nos países mais visados por esta doença devido a um protocolo assinado, na última sexta-feira, entre o Rotary Clube da Curia e Bairrada e o Ministério da Saúde que vai conceder um apoio de 10 mil euros.

Necessidade urgente

O acordo, considerado histórico pelo presidente do Rotary Clube da Curia e Bairrada, João Vasco e Ribeiro, vai permitir que 30 mil crianças sejam vacinadas contra a poliomielite.

Este responsável referiu ainda que, desta forma, “a erradicação desta doença é uma necessidade urgente e que deverá estar concluída em finais deste ano.

“Todos os planos traçado nos levam a acreditar que 2005 é o ano da erradicação total da doença”.

João Vasco recordou que a assinatura deste protocolo surge como o cumprimento de uma promessa feita pelo ministro, há alguns meses atrás.

“É com pequenas coisas que fazemos grandes causas e conseguimos alguma paz. Estas pequenas doações vão ter efeitos muito grandes nos países afectados por esta doença”.

O montante atribuído “é uma contribuição para um movimento bem expandido em Portugal e será aplicado na erradicação de doenças, neste caso concreto da poliomielite”.

Aliás, Luís Filipe Pereira justificou que o ministério a que preside reconhece a importância dos movimentos rotários e o esforço que estes têm feito no combate a esta doença.

Acção de saúde pública

Recorde-se que o Rotary tem empreendido nos quatro cantos do mundo, acções e campanhas em áreas como a educação, a saúde, o ambiente, o combate à fome e à pobreza.

A erradicação da Poliomielite (Paralisia Infantil), licenciada pelo Rotary em 1985, tendo como parceiros, a Organização Mundial de Saúde e a UNICEF, é considerada a acção de saúde pública mais importante da história da humanidade, tendo sido vacinadas mais de 2 mil milhões de crianças em todo o mundo, dando como erradicada a doença no ano de 2005, altura em que Rotary completa 100 Anos.

A Poliomielite e seus sintomas

A poliomielite é uma doença altamente contagiosa provocada por um vírus. O mesmo invade o sistema nervoso e pode provocar paralisia total numa questão de horas.
O vírus penetra no corpo humano através da boca e multiplica-se no intestino. Os sintomas iniciais são: febre, fadiga, dores de cabeça, vómitos e rigidez no pescoço e dores nos membros.
Uma em cada 200 infecções conduz a uma paralisia irreversível (geralmente nas pernas). Entre os que ficam paralisados, 5 a 10% morrem quando os músculos que permitem a respiração ficam imobilizados.

Pedro Fontes da Costa
pedro@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®