domingo, 2 de Novembro de 2025  15:55
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
11-02-2005

Partido Humanista defende eleição de juizes e procuradores do MP


Eleições

O secretário-geral do Partido Humanista (PH), Luís Filipe Guerra, defendeu hoje, no Porto, a eleição de juízes e procuradores do Ministério Público, para "legitimar" o poder judicial.

"Os detentores do poder devem ser eleitos, por sufrágio do povo", afirmou Luís Filipe Guerra, cabeça de lista do PH por Aveiro.

O candidato visitou, de manhã, o Tribunal (criminal) de S. João Novo, no Porto, numa acção de campanha dedicada à Justiça.

Para o humanista, a eleição dos magistrados daria mais credibilidade e responsabilidade a cada um deles.

Na sua opinião, esta medida, que implica a revisão da Constituição, pode acontecer através de uma eleição directa dos juízes, "como acontece em algumas zonas dos Estados Unidos, onde há sufrágios populares para juízes, procuradores e xerifes" ou apenas através da eleição do Conselho Superior de Magistratura.

O PH defendeu ainda a criação de corpos de mediadores em tribunais criminais, cíveis e do trabalho, considerando que a mediação possibilita "compensar a vítima em vez de penalizar o criminoso".

Com um corpo de mediadores, disse, "haverá menos julgamentos, um descongestionamento dos serviços e menos encarceramentos".

Para o candidato, o acento tónico do direito penal tem estado na punição quando em muitos casos a vítima apenas deseja ser ressarcida.

"O nosso direito permite a aplicação de uma pena suspensa, mas esta medida não vai ao encontro de vontades da vítima e do criminoso.

Só há responsabilização quando existe troca de pontos de vista entre os dois lados", afirmou.

Em conversa com os funcionários judiciais do Tribunal de S. João Novo, Luís Filipe Guerra afirmou que o PH "pretende ser o porta-voz da diversidade social".

"O cidadão que tem opiniões e inquietudes encontra no PH um meio de difusão", disse, acrescentando que este "partido está ao serviço dos cidadãos".

Para o cabeça de lista por Aveiro, os tribunais são "o bastião daquilo que há de nobre no serviço público", uma vez que "não é por falta de empenho e de entrega dos funcionários que as coisas não funcionam, mas por falta de material e meios humanos".

O PH apresenta-se às eleições legislativas de 20 de Fevereiro em 18 círculos eleitorais, sendo as excepções os dois círculos da emigração, Beja e os Açores.

A campanha do PH consiste sobretudo em acções de contacto directo com os cidadãos, colagem de cartazes e participação dos tempos de antena.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®