domingo, 2 de Novembro de 2025  05:26
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
16-01-2019

Aveiro: BE contra "matriz ideológica" da Carta Educativa.



O Bloco de Esquerda torce o nariz ao enunciado da revisão da Carta Educativa de Aveiro por considerar que as referências ao ensino privado contrariam a Constituição.

As “guerras ideológicas” entre "Direita" e "Esquerda" continuam a marcar o debate político local e nacional.

Na revisão da carta educativa, a Câmara Municipal de Aveiro inscreve no documento que a “educação e o ensino privados deverão estar em complementaridade ao ensino público, respeitando o princípio de ‘liberdade de escolha’ defendido pelas escolas privadas, bem como promover a qualidade do mesmo”.

Na nota sumária, a autarquia define que “a Rede Escolar, compatibilizada e complementada com a oferta da rede das Instituições Particulares de Solidariedade Social, com a rede privada e a oferta do ensino profissional são pilares fundamentais deste documento”.

Estas ideias foram mal recebidas pelo BE que “considera inadmissível que a carta educativa tenha como pilares fundamentais objetivos contrários à Constituição e às leis da República, em particular a Lei de Bases do Sistema Educativo”.

Afirma que a situação é “ainda mais grave” dado que o documento “define explicitamente que adere aos princípios defendidos pelas escolas privadas”.

O Bloco de Esquerda afirma-se “contra a captação do orçamento público para a educação para promover o negócio dos privados”.

 

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®