domingo, 2 de Novembro de 2025  15:56
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
14-02-2005

Psicóloga quer problema debatido na campanha eleitoral


Violência Doméstica

A psicóloga clínica Teresa Rosmaninho lamentou hoje que a violência doméstica esteja quase ausente dos temas da campanha eleitoral, defendendo que, pelo seu impacto social, "deve estar na ordem do dia e na agenda política".

Falando na Universidade de Aveiro, num seminário sobre "Violência Doméstica: Educação para a Saúde", a especialista considerou que o tema deve ser tratado ao mais alto nível da governação, porque é uma questão de direitos humanos e deixou no ar a interrogação sobre as vantagens de ter sido transferida a tutela da Presidência do Conselho de ministros para o Ministério da Segurança Social.

Os últimos dados conhecidos, tendo por base as queixas apresentadas na GNR e PSP durante o ano 2000, apontam para 11.765 casos anuais, cujas consequências foram realçadas por Teresa Rosmaninho: "Há um preço a pagar no presente e um trauma que passa de geração para geração".

Esse preço, segundo a oradora, além de social é também económico e penaliza o próprio Estado, já que a violência doméstica tem reflexos no absentismo, nos tratamentos médicos e subsídios por doença, no insucesso escolar, nos custos do aparelho policial e judiciário e na reprodução da violência.

O investimento na prevenção foi uma prioridade que defendeu, bem como o apoio financeiro célere às vítimas necessitadas para quebrar o ciclo da dependência económica face ao agressor, que as leva a suportar as agressões.

"Gastam-se 15 mil euros por ano com a prisão de um agressor.

Qual deve ser o investimento com a vítima", questionou.

O seminário insere-se no projecto "Estrada Larga - caminhos para famílias sem violência", realizado pelo "Soroptimist Internacional Clube Porto - Invicta".

A estratégia do projecto, que está na sua fase terminal, consiste em informar e sensibilizar directamente cerca de 24.000 pessoas sobre o problema da Violência Doméstica nos distritos de Aveiro, Porto e Braga, envolvendo alunos, professores, autarcas, técnicos e público em geral.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®