domingo, 2 de Novembro de 2025  21:37
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
18-02-2005

Cinco de seis sondagens publicadas hoje dão maioria absoluta ao PS


Eleições

O PS vai conseguir a maioria absoluta nas eleições legislativas de domingo, de acordo com cinco das seis sondagens publicadas hoje na imprensa.

Apenas o semanário Expresso não dá como seguro a conquista da maioria absoluta pelo PS, ao contrário do que dizem as sondagens publicadas hoje pelo Jornal de Notícias, Diário de Notícias, Público, Correio da Manhã e O Independente.

O Expresso dá ao PS 45 por cento das intenções de voto, enquanto os restantes jornais apontam para um resultado que varia entre os 45,4 por cento e os 46 por cento.

A sondagem realizada pela Universidade Católica para o Público, RTP e Antena 1, dá ao PS 46 por cento dos votos, seguido do PSD com 31.

CDU e Bloco de Esquerda alcançam, neste estudo, sete por cento das intenções de voto e o PP seis por cento.

De acordo com este trabalho, 12 por cento dos portugueses não vão votar e 14 por cento ainda estão indecisos.

Esta sondagem foi realizada pelo Centro de Sondagens e Estudos de Opinião da Universidade Católica nos dias 12 e 13 de Fevereiro e apresenta uma margem de erro máximo, para uma amostra aleatória com 5051 inquiridos, de 1,4 por cento com um nível de confiança de 95 por cento.

O Barómetro DN/TSF realizado pela Marktest sobre as eleições legislativas dá também ao PS 46 por cento dos votos, seguido do PSD com 26,8 por cento.

Nesta sondagem, a CDU aparece isolada na terceira posição com 8,9 por cento das intenções de voto, seguido do Bloco de Esquerda com 7,7 e do CDS/PP com 7,5, que surge em quinto lugar.

Segundo o estudo, 75,6 por cento dos portugueses dizem que vão de certeza votar.

O estudo da Marktest foi realizado entre os dias 14 e 15 de Fevereiro com base em 819 entrevistas e apresenta um erro de amostragem para um intervalo de confiança de 95 por cento, de mais ou menos 3,42 por cento.

Também a sondagem de O Independente atribui ao PS 46 por cento das intenções de voto, seguido do PSD com 30 por cento.

Neste estudo, o CDS/PP surge em terceiro lugar com 8 por cento, seguido do Bloco de Esquerda com 7 por cento e da CDU com 6 por cento.

Setenta e três por cento dos portugueses asseguram, segundo esta sondagem, que vão votar.

A sondagem publicada hoje pelo O Independente foi realizada pelo Instituto de Pesquisa de Opinião e Mercado (IPOM) entre os dias 14 e 16 de Fevereiro e apresenta um erro de amostragem, para um nível de confiança de 95,5 por cento, de mais ou menos 3,1 pontos percentuais.

O Jornal de Notícias publica uma pesquisa da Intercampus que dá ao PS 45,9 por cento dos votos, ao PSD 30,3 por cento e à CDU 7,6 por cento.

O CDS/PP aparece como quarta força política com 7,1 por cento seguido do Bloco de Esquerda com 5,2 por cento.

Esta sondagem refere que 13,1 por cento dos portugueses estão ainda indecisos.

A sondagem da Intercampus foi realizada entre os dias 9 e 14 de Fevereiro com base numa amostra de 1015 entrevistas, e apresenta um erro de amostragem, para um intervalo de confiança de 95 por cento, de mais ou menos 3,1 por cento.

O PS alcança os 45,4 por cento segundo a pesquisa de opinião do Correio da Manhã que atribui ao PSD 28 por cento e ao CDS/PP 6,7 por cento.

A CDU alcança, de acordo com este estudo, os 6,8 por cento e o Bloco de Esquerda surge em quinto lugar com 5,2 por cento das intenções de voto, enquanto a abstenção se ficará pelo 40 por cento.

A sondagem da Aximage foi realizada entre os dias 12 e 16 de Fevereiro através de 2028 entrevistas telefónicas e apresenta um desvio padrão máximo de 0,011 pontos.

O semanário Expresso publica a única das seis sondagens que não dá como segura a vitória do PS com maioria absoluta.

Neste estudo, o PS surge com 45 por cento dos votos seguido do PSD com 31 por cento.

CDS/PP e CDU aparecem empatados no terceiro lugar com 8 por cento das intenções de voto seguido do Bloco de Esquerda com 6 por cento.

De acordo com este trabalho, estima-se que a abstenção se situe nos 40 por cento.

A sondagem para o Expresso, SIC e Rádio Renascença foi efectuada entre 11 e 15 de Fevereiro com base em 2057 entrevistas validadas e apresenta um erro de amostra de 2,16 por cento para um grau de probabilidade de 95 por cento.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®