domingo, 2 de Novembro de 2025  23:51
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
09-02-2019

Vista Alegre inicia Exposição sobre Património Musical.



A Vista Alegre, vencedora do Prémio Regiostars 2018 da Comissão Europeia, na categoria na categoria “Escolha do Público”, apresenta de 9 de fevereiro a 14 de abril, no Museu Vista Alegre uma nova exposição temporária, de entrada livre, dedicada ao património musical da Fábrica e do Bairro Operário da Vista Alegre. Duas oficinas e workshops criativos complementam esta exposição.

A exposição “Há Música na Vista Alegre” dá a conhecer uma perspetiva sobre a presença da música no Lugar da Vista Alegre.

Desde a obrigatoriedade do ensino musical, estatutariamente definido pelo fundador, José Ferreira Pinto Basto, em 1824, às histórias da Banda Filarmónica e dos Orfeões, até ao Jazz ali tocado.

Através do cruzamento de objetos e instrumentos, documentos, memórias orais e fotografias, pretende-se apresentar o universo musical num contexto operário, tendo como cenários a Fábrica de Porcelana e o Bairro Operário da Vista Alegre.

De entrada livre e com curadoria de Pedro Rocha, a exposição reflete uma parte do seu trabalho de doutoramento e dos seus projetos de investigação científica sobre a Vista Alegre, nomeadamente o projeto “Nossa Música, Nosso Mundo: Associações Musicais, Bandas Filarmónicas e Comunidades Locais”, que liga hoje o Museu Vista Alegre, o Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança de Aveiro e outros parceiros locais.

Pedro Rocha é doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, com tese desenvolvida no Bairro e no Museu, e o seu estudo da Vista Alegre tem incidido nos domínios da Etnomusicologia, Gerontologia e Ciências da Educação.

Nos workshops, destaque dia 16 de fevereiro, das 17h às 18h, para “Escutar Memórias”. O Museu Vista Alegre abre os recônditos lugares das suas memórias para partilhar alguns dos segredos das suas coleções, materializados em fotografias, documentos e objetos que pertenceram à Banda e aos Orfeões da Vista Alegre.

Neste dia, os visitantes serão desafiados a abrirem as caixas arrumadas nos armários e a descobrir, de novo, a vida da música e a música da vida.

A 16 de março, o Museu Vista Alegre convida a participar num workshop de entrada livre com os CRASSH, e a descobrir que a música tem Vista Alegre.

Neste workshop, que se irá realizar das 10h30 às 12h30, os participantes vão poder explorar as sonoridades musicais provenientes da porcelana recorrendo ao corpo, à voz e a vários instrumentos.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®