domingo, 2 de Novembro de 2025  19:05
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
12-02-2019

Maria Luís Pinto leciona esta quarta a última aula na Universidade de Aveiro.



Maria Luís Pinto leciona esta quarta a última aula na Universidade de Aveiro e aposenta-se confiante na melhor aceitação das ciências sociais.

Após 18 anos como docente e investigadora na Universidade de Aveiro (UA), desempenhando vários cargos na vida académica e contribuindo para a estruturação do que é hoje a Universidade, chegou a hora da última aula.

Maria Luís Pinto, demógrafa com formação inicial em Economia e longa experiência na realização de estudos, aconselhamento técnico e até em cargos de responsabilidade em organismos do Estado, sempre teve um gosto especial pela docência.

A professora profere a última aula, às 14h30, na Sala de Atos, Reitoria da UA.

Ao traçar um panorama de quase 20 anos como docente e investigadora, primeiro na Secção Autónoma, depois Departamento, de Ciência Sociais, Políticas e do Território (DCSPT) da UA, 48 anos de trabalho no total, fica a ideia de “percurso cumprido”.

Quase 20 anos de trabalho numa unidade orgânica de ciências sociais que foi sabendo consolidar relações com várias outras unidades orgânicas e de investigação, considera a professora, permitem afirmar que o papel das ciências sociais e humana no seio da UA e da sociedade em geral está hoje melhor aceite e compreendido.

“É essencial”, mesmo em instituições com vocação mais tecnológica, como mostram os planos curriculares de cursos tecnológicos em instituições de grande renome internacional. “Assim como também é essencial a demografia nas ciências sociais”, acrescenta.

Recorda a complexidade do trabalho de estruturação da unidade orgânica a que pertence quando esta teve de acolher a equipa de docentes de planeamento, já consolidada, aquando da transferência desta equipa a partir do Departamento de Ambiente e Ordenamento, para se constituir um corpo docente de ciências sociais, políticas e do território.

Desde então, a forte colaboração com a sociedade e com a região que se foi construindo ao longo dos anos através do trabalho desenvolvido comprova o sucesso do percurso do DCSPT e uma melhoria progressiva na compreensão do papel das ciências sociais, destaca.

Assim, “A demografia no enredo de um percurso – do planeamento à ‘revelação’…” foi, naturalmente, o tema escolhido para a última aula.

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®