domingo, 2 de Novembro de 2025  18:45
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
14-02-2019

Celebração do Ano Novo Chinês em Aveiro está agenda para sábado.



A celebração do Ano Novo Chinês em Aveiro está agenda para sábado.

O largo do Mercado Manuel Firmino recebe o evento entre as 10h00 e as 13h00.

O arranque, às 9h45, acontece com a concentração dos participantes para o desfile (Rua Homem Cristo, junto à passagem pedonal que atravessa a Rua Batalhão Caçadores 10).

Às 10h45 haverá Dança do dragão, pelo Yin Long – Grupo de Artes Marciais do IC-UA (Praça Manuel Firmino) e a Cerimónia de Abertura está marcada para as 10h50.

Até ao meio-dia haverá espetáculos de música e canto com “Eu e o meu país” (por Lv Xiaopeng); “Azálea” (por Lv Xiaopeng); “Bom Ano novo” (Alunos do Colégio D. José I), acompanhado por Guzheng; “Estrelinhas” (Alunos do Colégio D. José I), acompanhado por Hulusi; “Jasmim” (Alunos da Academia de Saberes, da Junta de Freguesia de Aradas e da Cooperativa de Santa Joana)

e Artes Marciais com alunos do Colégio D. José I e Yin Long (Grupo de Artes Marciais do Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro).

Declamação de poesia “Uma árvore florescida” (Xi Murong), por Ana Correia (aluna de Chinês Intermédio I); “Amar a vida” (Wang Guozhen), por Gabriela Dias (aluna de Chinês Intermédio I) e exercício de Caligrafia com crianças a escreverem “Feliz Ano Novo do Porco” com pincel, ao som do Guzheng.

Na agenda encontra-se também teatro de sombras, caligrafia, pintura de máscaras da ópera chinesa, cerimónia do chá e vestuário tradicional da Dinastia Han e ainda jogos tradicionais.

As festividades do Ano Novo chinês começam sempre em dia de Lua Nova, entre 21 de janeiro e 20 de fevereiro, e terminam em dia de Lua Cheia, duas semanas depois, com a celebração do Festival das Lanternas.

Em 2019, o Ano Novo Chinês celebra-se, sob o signo do Porco (símbolo de lealdade, generosidade e solidariedade), na passagem do dia 4 para o dia 5 de fevereiro.

Tal como no nosso Natal, esta é para os chineses a festa da família, celebrada em espírito de grande alegria. As pessoas colocam de cada lado da porta principal duas faixas vermelhas com versos auspiciosos, a expressar desejos de felicidade e de prosperidade e lançam fogo-de-artifício para espantar os maus espíritos, o azar e as más energias.

As crianças são presenteadas pelos mais velhos com um envelope vermelho contendo dinheiro. O ato de entregar este envelope vermelho (hong bao) representa a generosidade e o desejo de boa sorte e de paz para o novo ano.

O primeiro dia do ano é móvel porque o calendário chinês, criado durante a dinastia Xia (2070–1600, a.C.), se rege pelos ciclos da lua, que duram aproximadamente 29,5 dias. Também denominado calendário Xia, o calendário lunar tem 12 meses e 354 ou 355 dias. Para ajustar a diferença que se estabelece com o calendário gregoriano, é necessário, de tempos a tempos, acrescentar um mês extra, denominado mês bissexto. Este mês intercalar é inserido sete vezes em cada ciclo de 19 anos.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®