domingo, 2 de Novembro de 2025  21:22
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
28-03-2019

Aveiro: "Temos um conjunto de problemas mais graves que não são refletidos porque estamos todos obcecados com o Rossio" - Pompílio Souto.



A Plataforma Cidades considera que Aveiro tem centrado a sua atenção em projetos de reabilitação do Rossio e Avenida correndo o risco de esquecer temas mais decisivos para o futuro como o ordenamento do território e a relação da área consolidada com a cidade nascente para lá da antiga EN109.

Pomílio Souto dá como exemplo a questão da existência de vias com grande tráfego e o problema que representam para a qualidade do ar.

Entrevistado no programa Conversas, deixou esse reparo a propósito da forma como o debate tem sido afunilado em projetos como o Rossio e a avenida (com áudio)

A ampliação do hospital e a desistência de lutar por uma unidade nova que tinha terrenos reservados na zona de Oliveirinha é outro dos temas que define como estruturantes por permitir a criação de novas centralidade e o consequente alargamento da cidade.

Pompílio Souto entende que Aveiro pode estar a cometer um erro histórico (com áudio)

Um dos dinamizadores da Plataforma Cidades em entrevista ao programa “Conversas” no lançamento do 1º encontro informal de personalidades marcado para sábado.

O grupo de reflexão cívica que integra várias personalidades de relevo da Política, da Economia e da Academia, entre os quais o presidente da Câmara de Aveiro, o Reitor, membros do Conselho Geral e do Conselho de Curadores, Júlio Pedrosa, António Oliveira ou Carlos Borrego, e administradores de grandes empresas (Bosch, Altice e Renault), debate a “agenda cidadã 2030”.

Esse 1º Encontro de Cidadãos decorre a partir das 10h, na Casa de São Sebastião, em Aveiro, com o objetivo de refletir estratégias para o futuro de Aveiro.

Júlio Pedrosa, membro da Plataforma Cidades, reforça essa preocupaçao e tem alertado para a importância de lançar esse ponto de encontro para dar corpo a uma agenda reformista que permita manter a competitividade.

“Estudos e reflexões recentes sugerem que a sustentabilidade, o desenvolvimento e a democratização dos benefícios da inquestionável pujança económica da região de Aveiro podem estar a ser comprometidos. Sendo certo que os investimentos públicos e privados até 2030 são enormes, a verdade é que - sendo pouco articulados e usados num tecido fazedor pouco estruturado, de uma sociedade muito desigual e algo alheada que ainda temos –, podem trazer-nos muito menos do que o expectável. Parece, portanto, que são necessárias mudanças: garantir congruência às apostas de entidades âncora do desenvolvimento; diminuir dificuldades de contexto; contar com cidadãos mais envolvidos no êxito de investimento estratégico. Assim, poderiam potenciar-se resultados a bem de uma vida melhor para todos, a começar pelos da região. É essa uma responsabilidade que assumimos”.

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®