domingo, 2 de Novembro de 2025  15:54
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
18-04-2019

Aveiro: Executivo vota devolução de 700 mil euros de taxa de protecção civil.



A Câmara de Aveiro vota esta quinta a devolução de 700 mil euros da taxa de proteção civil aos munícipes. Dá corpo à opção política de abolição da Taxa tomada no início do mandato 2013/2017.

A autarquia vai proceder à revogação dos atos de liquidação da Taxa Municipal de Proteção Civil dos anos 2013 e 2014 e à consequente devolução dos montantes pagos a todos os cidadãos implicados, num montante total de cerca de 700.000€.

Além da decisão política pesou também a decisão do Tribunal Constitucional e do Tribunal Administrativo e Fiscal de Aveiro de considerar a taxa “inconstitucional e ilegal”.

Aprovado em 2012 e em vigor durante os anos de 2013 e 2014, o Regulamento da Taxa Municipal de Proteção Civil de Aveiro acabou por ser revogado em novembro de 2014 (com efeitos a 1 de janeiro de 2015), por opção política.

Os primeiros tempos da medida trouxeram inúmeros pedidos de esclarecimentos, reclamações e processos em contencioso, questionando a base legal desta taxa.

Com a maioria de Ribau Esteves, o IMI passou a incluir o pagamento dos serviços da proteção civil e, dessa forma, a extinção era também a solução para evitar a dupla tributação.

Na agenda desta quinta esta, ainda, a redução dos passes de transportes.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®