domingo, 2 de Novembro de 2025  05:18
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
23-04-2019

Ílhavo recebe apresentação de exercício europeu de protecção civil.



Ílhavo recebe, esta terça, a apresentação do Exercício Europeu “CASCADE’19”.

Trata-se de um exercício europeu de protecção civil que ser realizará de 28 de Maio a 1 de Junho e é considerado o maior de sempre em território nacional.

Organizado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, com a colaboração da Direção-Geral da Autoridade Marítima e cofinanciado pela União Europeia, irá mobilizar mais de 600 operacionais, de entre os quais equipas de 5 países europeus: Alemanha, Bélgica, Croácia, Espanha e França.

O exercício decorre nos distritos de Aveiro, Évora, Lisboa e Setúbal, em cerca de 20 localidades e abrangendo mais de 60 cenários distintos. Condições meteorológicas adversas, como precipitação muito intensa no distrito de Aveiro, e um evento sísmico que afeta os distritos de Évora, Lisboa e Setúbal, desencadeiam uma série de ocorrências em cascata, como cheias, poluição marítima, ruturas de barragens, acidentes químicos, colapso de estruturas, acidentes ferroviários e rodoviários, e incêndios urbanos, cujas consequências são danos materiais avultados e um número significativo de vítimas mortais.

O CASCADE’19 visa treinar a resposta internacional na sequência do acionamento do Mecanismo de Proteção Civil da União e, simultaneamente, a resposta interna a emergências de elevada complexidade.

Será objeto de avaliação por parte de um conjunto de Observadores e Avaliadores, nacionais e estrangeiros, de forma a prosseguir o seu objetivo último, o de identificar quer boas práticas quer falhas e constrangimentos, e melhorar aos diversos níveis os processos de gestão das emergências.

O Auditório do Museu Marítimo de Ílhavo recebe, esta quarta, às 14h30, a Conferência Final de Planeamento, com a participação de dezenas de entidades nacionais e das equipas estrangeiras, seguida de visita a alguns dos cenários do distrito de Aveiro.

O CASCADE’19 tem um website dedicado (www.cascade2019.pt), que disponibiliza informação sobre o planeamento de uma operação com estas dimensões.

O detalhe sobre os cenários está, no entanto, reservado até ao início do exercício, de forma a produzir uma reação o mais próxima possível da realidade por parte de todos os participantes.

 

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®