domingo, 2 de Novembro de 2025  05:44
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
06-05-2019

PAN exige mais a Aveiro na aplicação do Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos.



A distrital de Aveiro do PAN está preocupada como a forma como está a ser operacionalizada a estratégia para os transportes colectivos com a redução dos passes.

Numa leitura à medida implementada em Maio, o Pessoas – Animais – Natureza afirma que a Câmara Municipal de Aveiro e a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro “limitaram-se a utilizar as verbas disponibilizadas pelo governo para baixar os preços de alguns tarifários específicos” mas defende que é “necessária muito mais ambição e vontade para realizar uma efetiva transformação nos hábitos de mobilidade da região”.

O Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos (PART) na Região de Aveiro entrou em vigor no dia 1 de Maio.

Apesar de considerar a medida como “positiva” o PAN lamenta o “atraso” na implementação e a aposta resumida a passes intermunicipais, inter-regionais com a CIM Região de Coimbra e no Município de Aveiro.

“Conclui-se assim que a oferta de transportes públicos urbanos e intra-municipais nos restantes concelhos da região é inexistente ou alvo de discriminação negativa por parte da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA)”.

E nota a falta de “estratégia de simplificação tarifária” por parte do Município de Aveiro ou da CIRA, de forma a atrair mais passageiros para os transportes coletivos.

“Veja-se o exemplo da AM de Lisboa, em que com o mesmo passe Navegante Metropolitano (40 €) é possível viajar por todos os 18 municípios da AML e em todos serviços de transporte público (comboio, autocarro, barco, eléctrico, metro, etc.). Na região de Aveiro, os passes dos utilizadores estão restringidos a percursos fixos ou zonas limitadas, e quem quiser utilizar, por exemplo, comboio e autocarro nas suas deslocações, tem de adquirir 2 passes diferentes, com distintos sistemas de bilhética e sem qualquer desconto pelo conjunto”.

Diz que falta o passe familiar e lamenta que seja mais “fácil, cómodo e, por vezes, até mais barato” viajar de Aveiro até ao Porto, do que por exemplo entre Aveiro-Ílhavo, Aveiro-Águeda ou outros municípios da CIRA.

“É também inadmissível que quem necessita de trocar de autocarro para realizar um só percurso entre 2 pontos no município de Aveiro, tenha de pagar 2 viagens”.

A leitura sobre mobilidade é também o momento para pedir contas ao executivo aveirense sobre a implementação do sistema complementar de transporte público rodoviário a pedido, dirigido aos residentes em zonas periféricas e de menor densidade populacional, “tal como constava no programa eleitoral da coligação PPD/PSD, CDS-PP, PPM”. 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®