domingo, 2 de Novembro de 2025  05:26
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
31-05-2019

Simulacros de acidente em ferrovia, no rio e em terminal químico marcaram último dia do Cascade.



O exercício Cascade testou a resposta a um incidente com condições meteorológicas adversas e incêndio na ferrovia.

Treino de busca e salvamento, desencarceramento ferroviário, emergência pré hospitalar e combate a incêndio com mobilização de PSP, GNR, Bombeiros e agentes de proteção civil.

Exercício para terminar os dias dedicados aos simulacros na região de Aveiro.

O acidente ferroviário foi simulado na Estação de Sernada do Vouga. Total de 39 vítimas, duas encarceradas, e 6 vítimas graves encaminhadas ao Hospital de Aveiro.

Exercício que mobilizou ACES Baixo Vouga, Bombeiros, SMPC e ISS num total de 51 operacionais e 18 veículos.

Em Eixo foi simulado o despiste de autocarro com vários passageiros, arrastado pela água, junto ao Parque da Balsa, em Eixo/Eirol.

Localizadas 15 vítimas no exterior do autocarro e 15 encarceradas. Informação de possibilidade de dois veículos ligeiros, também arrastados pela água.

Pelas 12:14 a GNR localiza um dos veículos, o outro localizado pelas 12:23. Em cada ligeiro encontraram-se 2 vítimas (total de 4).

No total 16 feridos graves, 16 ligeiros e 2 vítimas mortais. 4 vítimas graves e três ligeiras foram evacuadas para o hospital de Aveiro.

Envolvidos neste simulacro um total de 65 operacionais e 16 veículos.

Em Sever do Vouga foi acionada equipa de salvamento em grande ângulo, equipas de mergulho e cinotécnicas para a Praia Fluvial da Quinta do Barco, em Paradela e Bucas nas Margens do Rio Vouga.

Total de 6 vítimas graves, 7 ligeiras e 4 vítimas mortais e um total de 7 pessoas assistidas. No terreno estiveram 96 operacionais e 40 veículos.

Ontem foi dia de ação em zona portuária com foco nos terminais químicos.

Foi testada a resposta a um cenário de explosão, seguida de incêndio, de esfera de metanol da Bresfor, devido às condições meteorológicas adversas (queda de raio).

Mobilizados de seguida dois grupos de combate e um módulo francês HAZMAT/NRBQ.

Mais tarde, às 11h, simulação de derrame de substância não identificada nos contentores do terminal norte, afectando trabalhadores do local e população presente no Jardim Oudinot.

Feito teste de evacuação de vítimas e população para Posto Médico avançado. No mesmo exercício, por precaução, 150 alunos, professores e funcionários da EB de Chave foram evacuados para a EB 2,3 de Ílhavo, onde receberam assistência médica, alimentação e apoio psicossocial.

Pelas 15h00 e na sequência da primeira situação (efeito cascata/dominó) houve derrame de anilina na empresa Boldati.

Mobilizados 1 grupo de combate do Porto e outro de Coimbra. Foi instalado Posto Médico Avançado da Cruz Vermelha junto do TGL. Total de 84 operacionais e 24 viaturas. Um total de 22 pessoas foram evacuadas do Jardim Oudinot e proximidades do TGL (adultos).

Dessas, 4 foram evacuadas para o hospital de Aveiro e duas revelaram-se “vítimas” mortais, e as restantes 14 vítimas já tiveram alta.

Exercício que mobilizou profissionais de saúde do ACES Baixo Vouga, técnicos do SMPC/CM ílhavo e 5 psicólogos do Núcleo de Coordenação ao Apoio Psicológico e Social de Emergência (NCAPSE) da ANEPC.

Os exercícios de ontem passaram por Valmaior, Albergaria, após derrocada em estruturas (Fábrica de Papel) e incêndio.

 

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®