domingo, 2 de Novembro de 2025  23:29
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
04-06-2019

Jovens de Ovar conquistaram o primeiro lugar na mostra nacional de ciência.



Jovens de Ovar conquistaram o primeiro lugar na mostra nacional de ciência com o projeto “bioplástico dá-te vida 2.0”

Terminou o 27º Concurso para Jovens Cientistas, culminando na 13ª Mostra Nacional de Ciência, da responsabilidade da Fundação da Juventude.

Esta Mostra é uma das maiores a nível Europeu, recebeu a visita do Ministro da Educação e do Ministro da Ciência e do Ensino Superior, ambos relevaram e valorizaram o potencial desta iniciativa a nível nacional.

“Sobretudo por mostrar ao País o excelente e inovador trabalho nas áreas da ciência e investigação que alunos e professores desenvolvem nas Escolas em Portugal”.

João Gomes, Maria Castro e Patrícia Cruz, da Escola Secundária Júlio Dinis, em Ovar, são os vencedores da 13ª Mostra Nacional de Ciência, com um projecto sobre a produção sustentável de plásticos.

O resultado nesta competição, que decorreu na Alfândega do Porto, garante um prémio de 1250 euros e uma viagem até Sófia, na Bulgária, onde representarão Portugal no Concurso da União Europeia para Jovens Cientistas -EUCYS.

O primeiro prémio foi também partilhado com outro projecto, de dois jovens da Escola Secundária Dona Maria II, de Braga, João Álvares e Ana Moreira, que apresentaram um trabalho sobre ondas gravitacionais que teve por base a análise da colisão de dois buracos negros, em 2015, e a colisão de duas estrelas de neutrões, em 2017.

Ao prémio monetário de 1250 euros junta-se ainda uma viagem à Califórnia, em Maio de 2020, onde vão representar Portugal no ISEF.

Os dois terceiros lugares no valor de 750 euros cada são Inês Lourenço, Jéssica Valente e Maria Marcelino, autoras do trabalho “Mercúrio na Ria de Aveiro: Quais os impactos e possíveis soluções?” e Carla Cunha, Maria Guimarães e Nelson Salgado, que concorreram com o projecto FIREBOT. Também eles vão representar Portugal no estrangeiro: o primeiro grupo formado pelas três alunas vai até Macau em julho de 2019, para participar no CASTIC e o segundo terá como destino a Califórnia, nos Estados Unidos, para participar no ISEF.

 

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®