domingo, 2 de Novembro de 2025  05:14
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
06-06-2019

Rádio Faneca no ar e no centro histórico de Ílhavo este fim de semana.



O Festival Rádio Faneca regressa para três dias de espetáculos e relações sociais no bairro histórico de Ílhavo.

Este festival combina concertos, performances, projetos comunitários, jogos e outras propostas nos becos e no centro da cidade e destaca-se pela existência de uma rádio, que funciona apenas durante o festival, e que tem o nome da cabine radiofónica que existia há muitas décadas em Ílhavo, no mesmo jardim, emitindo naquele local, todos os domingos à tarde.

Além de central de música e discos pedidos, esta rádio funciona como elemento agregador de um festival que torna vizinhos e cúmplices comunidade e artistas, dando-lhes palco e voz.

Diabo na Cruz, Conan Osíris, Flak, Moonshiners, Bruno Pernadas (no palco do Jardim Henriqueta Maia), João Berhan, Lince, Pedro de Tróia, Les Saint Armand (nos becos) e Joana Espadinha (no Aquário dos Bacalhaus) são os protagonistas dos concertos.

A Vida Airada herda o nome da orquestra e mostra-se com espetáculo que será aplicado em novos palcos. Luís Ferreira, do 23 milhas, explica que a orquestra continua como desafio à comunidade para as artes de palco (com áudio)

Esta sexta, o jornal O Ilhavense monta uma tertúlia radiofónica para discutir passado e futuro das suas páginas; Domingos Cardoso apresenta o livro “Palabras co bento no leba” numa obra sobre o linguajar ilhavense, e Pedro de Tróia estreia a promessa de um projeto, “Estou bem aqui em Portugal”, videocast sobre banalidades, do autor e cantor que atua no dia seguinte num dos becos de Ílhavo.

Já no sábado, João Nuno Silva, o embaixador do bloque A Certeza da Música, encabeça o programa “As Certezas do Meu Mais Brilhante Amor”, uma viagem sobre as músicas portuguesas que o trouxeram pelo blogue e pela vida.

Hugo van der Ding, na mesma linha do programa que assume na Antena 3, “Vamos todos morrer”, apresenta a rubrica “Olha, já lá está…”, em que fará um obituário humorístico de algumas figuras históricas ilhavenses.

Mr.Gallini, um “pujante” John Lennon de Leiria, fala sobre as suas influências e toca o que delas brotou.

No último dia do festival, Joana Espadinha é levada a conversar primeiro na rádio, também sobre as suas influências, antes do seu concerto no Aquário dos Bacalhaus, no mesmo dia; “entre nós e as palavras há metal fundente” é o momento em que Guilherme Gomes, ator e diretor artístico do projeto CRETA - laboratório de criação teatral, em Viseu, faz uma seleção de poemas de autores portugueses, mas em grande parte ilhavenses, numa viagem pela poesia local.

“Rimas e Batidas” junta Rui Miguel Abreu e o artista ilhavense HAKA, para conversar, num momento que acabará numa atuação de HAKA.

A programação da rádio fecha com o podcast Brandos Costumes, ao vivo, pela primeira vez, numa versão renovada, com o seu criador Pedro Paulos e a estreante (mas só neste formato) Marta Rocha, além do respetivo convidado.

Uma das apostas é o projeto “andar à nora” na descoberta aos bairros. Uma instalação artística trabalhada por Lara Soares que realça a recuperação de hábitos antigos em que o percurso é menos dirigido e mais aleatório (com áudio)

A rádio emite em 103,9 FM sendo possível ouvi-la em Ílhavo e arredores, mas estará online, em áudio mas também em vídeo, durante os três dias de emissão.

Abertura esta sexta, dia 7 de Junho, às 10h, no espaço central no Jardim Henriqueta Maia.

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®