domingo, 2 de Novembro de 2025  11:12
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
07-06-2019

Albergaria: Festival Romano na Branca regressa esta sexta para apoiar APPACDM



O Parque do Porto de Riba, em Soutelo, na freguesia da Branca, volta a ser “invadido” pelos Romanos.

Pelo quarto ano consecutivo, a APPACDM de Albergaria-a-Velha organiza o Festival Romano Talabrigae ex Libris, uma viagem ao passado onde não faltam gladiadores, centuriões, bárbaros rebeldes, dançarinas cativas e muitas outras personagens de há dois milénios.

A inauguração oficial é às 19h00 desta sexta-feira.

O Talabrigae ex Libris tem como objetivo promover a cultura romana, o associativismo, e principalmente a inclusão e o apoio às pessoas portadoras de deficiência mental.

Além das atrações fixas, como a área de artesãos, o aldeamento celta, as tabernas ou a fazenda dos animais, o festival vai proporcionar diversos espetáculos que recriam o ambiente de época, com destaque para o Thermae Chorus Aquarum (sexta - 22h00; sábado- 15h30), o espetáculo de fogo Saudação à Deusa Desta (sexta - 23h30; sábado – 00h00), a Tomada da Aldeia (sábado – 17h30; domingo – 17h00), a Munera de Gladiadores (sábado – 19h00; domingo – 14h00) e Música Romana com utentes da APPACDM (sábado – 20h00; domingo – 16h00).

Em termos de animação itinerante, a decorrer em diversos momentos ao longo dos dias, há trupes de farsantes, desfiles de centuriões e legionários e danças romanas, orientais e egípcias, entre outras atividades.

O bilhete diário para o Festival Romano Talabrigae ex Libris tem o preço de dois euros e o passe geral para os três dias custa três euros. As crianças com menos de 12 anos têm entrada gratuita.

Toda a receita de bilheteira reverte a favor da APPACDM, nomeadamente para a construção de um novo Centro de Atividades Ocupacionais e a duplicação da capacidade do Lar Residencial Renascer.

O evento conta com a parceria do Município de Albergaria-a-Velha e o apoio da Junta de Freguesia da Branca, da Universidade de Aveiro e do Turismo do Centro.

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®