domingo, 2 de Novembro de 2025  23:29
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
04-07-2019

Academia de Verão da UA regressa na próxima semana.



Isabela Quadrado e Joana Araújo, alunas do 12º e 11º anos de escolaridade na ilha de Santa Maria, Açores, regressam à Academia de Verão da Universidade de Aveiro, com apoio do município local.

Podiam ter recebido o dinheiro correspondente ao prémio escolar, mas preferiam regressar, percorrendo mais de 1400 quilómetros de avião, tendo em conta a experiência do ano passado e os amigos que fizeram.

A 9ª edição da Academia de Verão, de 7 a 12 e de 14 a 19 de julho, terá mais programas do 7º ao 9º ano de escolaridade e um dia dedicado ao “Viver a UA”.

“É um investimento com retorno; os nossos jovens têm aproveitado bem”, considera Ezequiel Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, Santa Maria, tendo em conta o que ganham em experiência, convivendo com outros jovens e aproximando-se da vida académica e de conteúdos científicos lecionados no ensino superior, facilitando escolhas futuras. Com este apoio, a Câmara Municipal pretende reconhecer o mérito dos melhores alunos do 10º, 11º e 12º anos de escolaridade no município.

Atualmente, serão perto de uma dezena os membros desta comunidade de 5400 habitantes a estudar na Universidade de Aveiro (UA), alguns deles terão participado em várias edições da Academia de Verão, afirma o autarca com o pelouro da Educação no seu município. Este ano, uma vez mais, a autarquia é parceria da UA nesta iniciativa.

Em 2019 apoia quatro jovens, na sua deslocação ao continente e na inscrição. Tanto os alunos, como os pais, são unânimes em elogiar a experiência da participação nesta iniciativa da UA, salienta Ezequiel Araújo.

Na Academia de Verão de 2019 estão inscritos 460 alunos, sendo 298 do ensino secundário e 162 do 5º ao 9º ano de escolaridade. O programa inclui agora um dia, a meio de cada uma das semanas um dia de atividades lúdicas dedicadas a experienciar como é viver na UA. Assim, são dois os programas para alunos do 5º e 6º anos, sete para alunos do 7º ao 9º ano e 17 para os jovens do 10º ao 12º ano de escolaridade.

Para além do aumento do número de programas, aumentou também (em três) o número de autarquias parceiras. Juntam-se, assim, as câmaras municipais de Estarreja, Oliveira de Azeméis e Vila Velha de Ródão. A iniciativa paralela Academia Solidária, dedicar-se-á, nesta edição, a reunir fundos para doar à Operação Nariz Vermelho, https://www.narizvermelho.pt/. Basta comprar, juntos da equipa organizadora da Academia de Verão, os caraterísticos narizes vermelhos a troco de dois euros.

A conferência com um cientista de renome em parceria com o American Corner Portugal (programa da Embaixada dos EUA em Lisboa), este ano, decorre a 12 de julho, às 16h00, no auditório Renato Araújo (Reitoria). A convidada é Catherine Havasi, especialista em inteligência artificial no Media Lab do Massachusetts Institute of Technology (MIT), EUA, e a sessão intitula-se “An introduction to practical natural language processing”.

Catherine Havasi é também CEO da Luminoso, empresa que usa inteligência artificial, processamento de linguagem natural e “machine learning” para analisar dados não estruturados, como transcrições de “chat”, avaliação de produtos e respostas abertas em inquéritos e em mensagens de e-mail.

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®