domingo, 2 de Novembro de 2025  18:44
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
18-07-2019

Hospital de Ovar quer ficar livre de fumo de tabaco.



A Comissão Antitabágica do Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (HFZ-Ovar), que já definiu no início do ano uma estratégia tendo em vista tornar a unidade livre de fumo de tabaco, sustenta que a sua ação vai proteger a comunidade.

“O conjunto de medidas a implementar enquadra-se nas linhas de orientação do Governo nesta matéria, que quer ver as diferentes instituições integradas no Serviço Nacional de Saúde (SNS) livres de fumo do tabaco até 2020”, afirma a Enfermeira Diretora, Mariana Fragateiro, que coordena esta comissão.

Na prática, o que se pretende é que as unidades do SNS reflitam “espaços saudáveis de cuidados de saúde” e garantam “a transmissão de uma mensagem coerente” relativamente aos riscos do fumo do tabaco.

Uma das medidas foi o lançamento da consulta de cessação tabágica, que arrancou em maio – sempre à terça-feira, entre as 09 e as 12h30 -, sendo dirigida aos colaboradores do HFZ-Ovar e aos doentes referenciados pelos profissionais de saúde desta unidade.

Para o clínico Valdemar Correia, responsável pela consulta de cessação tabágica, “a luta contra o tabagismo é uma necessidade, numa perspetiva clínica e de saúde pública”.

“Temos de ter uma atitude bastante pedagógica e cativar os nossos pacientes, demonstrando os efeitos maléficos do tabaco. Esta consulta vem, assim, dar resposta a essa situação e esperamos fazer um bom trabalho”, sublinha.

Segundo a enfermeira Cláudia Valente, a nova consulta está a corresponder às expetativas. “Quem procura o serviço já entende porque deve deixar de fumar”, salienta.

“O nosso objetivo não é apenas para aqueles que já estão motivados, mas é também para motivar os fumadores de longo prazo que ainda não estão nesta fase de preparação de deixar de fumar”, acrescenta.

A Comissão Antitabágica do HFZ-Ovar – liderada pela Enfermeira Diretora, Mariana Fragateiro – é composta por Ana Paula Sardo (Medicina do Trabalho), Valdemar Correia (consulta de especialidade antitabágica), Rita Soares (psicóloga), Cláudia Valente (enfermeira), Ana Catarina Coelho (nutricionista) e Margarida Alves (comunicação e imagem).

O desafio da Administração Central, a que o HFZ-Ovar aderiu, vai no sentido de que todos os estabelecimentos do SNS definam uma estratégia que lhes permita tornarem-se livres de fumo do tabaco até ao próximo ano. Não só dentro, mas também fora, evitando as imagens de profissionais e utentes a fumar à porta, que têm dado origem a queixas e reclamações.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®