domingo, 2 de Novembro de 2025  21:14
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
05-08-2019

Sociedade de investimentos tecnológicos premeia empreendedorismo de alunos da Universidade de Aveiro.



A Bright Pixel, sociedade de investimentos tecnológicos, e a Universidade de Aveiro juntaram-se, no início do ano letivo, para incentivar o empreendedorismo entre os alunos desta instituição de ensino e o resultado foi a criação de 14 protótipos tecnológicos, mentorados pela Bright Pixel e Sonae MC, sendo que dois deles foram realizados em colaboração com o grupo Sonae.

A equipa vencedora viu as suas propinas do 2º ano de mestrado financiadas na totalidade e os estudantes que ficaram em 2.º lugar receberam um apoio de 50% nas propinas.

O projeto-piloto liderado pelo venture builder studio dirigia-se aos alunos do Mestrado em Comunicação e Multimédia (MCMM) da Universidade de Aveiro e, além do prémio mencionado, disponibilizava também uma bolsa a cada grupo de alunos para aplicarem em tecnologia e materiais necessários, com o objetivo de impulsionar a criação de soluções inovadoras.

Durante o ano letivo, foram realizados momentos de mentoria com a Bright Pixel e outras empresas do grupo Sonae, com as quais foi possível colaborar.

Exemplo disso foram a Grønn, projeto para criar paredes interativas que ajudam o cliente a selecionar os eletrodomésticos com maior eficiência energética, e que terminou em 1.º lugar, e a Avocado, plataforma de suporte ao planeamento de auditorias alimentares.

A Work UP, uma solução composta por hardware e mini-jogos a serem utilizados durante o horário laboral, para reduzir as lesões e aumentar a produtividade, ganhou o 2.º prémio.

“Estamos orgulhosos de ter lançado, em conjunto com a Universidade de Aveiro, este projeto inovador a nível universitário em Portugal. A Bright Pixel tem como objetivo impulsionar a criação de novos projetos e apoiar a sua transformação numa startup de sucesso e acreditamos que este espírito empreendedor deve ser incutido desde cedo. Ao observarmos a recetividade e criatividade destes alunos, percebemos o quão importante é que as universidades intervenham neste processo. Há muito potencial nos jovens portugueses e é preciso incentivá-lo, porque há espaço para inovar dentro e fora de Portugal”, explica Celso Martinho, cofundador e CEO da Bright Pixel.

“O resultado desta parceria ultrapassou a nossa expectativa inicial. O modelo de Project Based Learning adotado no MCMM foi de uma grande utilidade na dinamização das atividades. A experiência na área da indústria e a visão de negócio dos parceiros da Bright Pixel e da Sonae MC permitiram complementar a formação académica da responsabilidade do corpo docente do mestrado, com uma visão e mentoria externa, orientadoras para a criação de startups.”, afirma Carlos Santos, diretor do MCMM.

Esta foi a primeira vez que uma empresa disponibilizou financiamento a alunos para desenvolverem projetos, dando-lhes total liberdade criativa. No total, 30 alunos participaram na iniciativa.

A Bright Pixel é um projeto que nasceu em abril de 2016 com o intuito de investir em projetos de cariz tecnológico. Trata-se de uma venture builder studio e veículo de investimento early stage, com duas áreas que trabalham de forma interligada.

Lançou, recentemente, um fundo de 8 milhões de euros para investir em startups com operações centradas em Portugal.

 

 

 

 

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®