domingo, 2 de Novembro de 2025  02:31
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
14-09-2019

Aveiro: Emigrantes jovens relatam experiências em livro.



Cris Lopes, emigrante portuguesa de nova geração, natural da Gafanha da Nazaré, é autora do livro que relata a vida dos novos emigrantes, com lançamento marcado para este domingo, no espaço Trilhos da Terra, em Aveiro.

“Millenials, cidadãos do mundo, relatos da nova diáspora” é uma obra de Cristiana Lopes com relatos de Cláudia Granada, Constança Santos, Daniel Nunes Vareta e Francisco Miguel Sousa e prefácio de Conceição Zagalo.

Este é um livro de histórias contemporâneas de cinco emigrantes portugueses da denominada Geração Y.

Um relato pormenorizado de percursos individuais que, sendo distintos, têm em comum o impulso da saída de Portugal, com sacrifício da segurança da realidade quotidiana do país onde nasceram.

Cris foi seduzida pelo povo mexicano e foi na Cidade do México que encontrou a sua nova família.

Nascida em 1989, é licenciada em Gestão pela Universidade de Aveiro.

Foi Diretora de Relações Internacionais na AIESEC Portugal e depois do seu mandato decidiu fazer um estágio profissional pela mesma associação.

Com 22, chegou à Cidade do México para estagiar numa empresa durante um ano. Acabou por ficar por cinco anos e constituir família.

Já passou por Lisboa e voltou a sair instalando-se em Madrid onde reside.

Por sua vez, Cláudia descobriu em Bruxelas uma sociedade desenhada à sua medida, enquanto Constança abraçou uma carreira desafiante em Londres.

Daniel, também da Gafanha da Nazaré, singrou numa multinacional helvética sediada em Lucerna e ficou conhecido por uma viagem de bicicleta entre a Suíça e Portugal para visitar o Festival do Bacalhau.

Francisco vive agora no Catar e relata experiência com uma cultura diferente.

Esta publicação é uma forma de colocar em livro as peripécias ocorridas ao longo do percurso, as diferenças culturais e laborais com que se depararam e as saudades da pátria.

O encontro de lançamento, desta obra editada pela Sana Editora, está marcado para este domingo, às 11h, no espaço Trilhos da Terra, onde a literatura e fotografia de viagens tem espaço especial.

Desta vez com relatos de vida e histórias de uma mala que já não é de cartão.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®