domingo, 2 de Novembro de 2025  15:56
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
22-02-2005

JB - 54 anos de existência


Editorial

Jornal da Bairrada cumpriu, no passado dia 17 de Fevereiro, 54 anos de existência.

O dia de aniversário é sempre um dia muito importante para a vida das organizações, fundadas pelo Homem.

Como também já nesta empresa, a grande maioria dos colaboradores, não faz parte do núcleo de fundadores do projecto, é nesta altura essencial revisitar as ideias originais dos criadores. É um exercício deveras importante, mas também fundamental. Não porque hoje não possamos ser mais ou menos críticos em relação às ideias originais e ter um pensamento distinto do de outrora, mas pelo respeito que nos merecem as pessoas que iniciaram o JB que, de certeza, provando imensas dificuldades, iniciaram aquele que hoje é o maior semanário da Bairrada e uma referência no jornalismo regional português.

Mas, felizmente não nos separa dos fundadores quase nada e os 54 anos do JB vieram provar quão certos estavam na ideia que puseram em prática. Essa é também uma lição para o presente. Pensaram um projecto, delinearam uma estratégia, criaram as condições necessárias e empreenderam uma empresa sem pedirem nada ao Estado de então. É o espírito que muitas vezes hoje falta aos portugueses. Serem empreendedores por sua conta e risco, assumindo sozinhos a vontade de ver crescer a nossa comunidade, a nossa terra, o nosso País.

Mas JB não cresceu apenas porque os fundadores o resolveram criar. Foi a leitura e o empenho de manter vivo este jornal de muitos leitores ao longo deste meio século que fizeram a sua fortaleza.

Decisiva foi também a dedicação, quase anónima, de muitos dos seus colaboradores espalhados pelas lugares da Grande Bairrada, em Portugal ao no Mundo, que continuam a ser o pilar fundamental do nosso projecto. É deles a maior quota do sucesso deste jornal. Sem eles, não nos chegam os detalhes que fazem a notícia diferente das dos outros. Sem eles, a Bairrada não estava tão próxima do barradinho. Sem eles, o JB não era o mesmo e não teria o mesmo interesse.

Não devemos também esquecer aqueles que, em várias épocas, coordenaram e protagonizaram o seu desenvolvimento. Primeiro Dr. Aulácio de Almeida, depois Dr Manuel Filipe e ainda hoje Armor Mota. Também a gestão do JB ganhou nos últimos quinze anos alguma importância e é hoje justo lembrar esforço o Prof Carlos Nunes, o empreendedorismo do Carlos Granjeia e a dedicação contagiante do Dr. António Chambell.

Os trabalhadores e colaboradores que hoje fazem este jornal, continuam a apostar nas ideias que enformam o estatuto editorial original. Mas, hoje, a empresa cresceu bastante, a concorrência aperta, a qualidade que nos é exigida é maior e, por isso, não podemos apenas pensar em manter o JB.

Precisamos de novas ideias, audazes mas consistentes, de apostar mais em novos meios de divulgação como a Internet, de interagir melhor com os nossos leitores. Esse é o grande desafio dos tempos de hoje, dos actuais colaboradores e funcionários, mas também dos nossos leitores.

Este é um desafio que vos deixo e para o qual a actual direcção está aberta.

António Granjeia*
*Administrador do Jornal da Bairrada


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®