domingo, 2 de Novembro de 2025  15:44
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
24-02-2005

Aprovado plano de defesa florestal para 2005


Águeda

A comissão municipal de defesa da floresta contra incêndios de Águeda aprovou ontem o plano de defesa para 2005, que contempla a abertura de novos caminhos e a melhoria da rede de vigilância.

O Plano Municipal de Defesa da Floresta para 2005 foi aprovado durante um encontro que decorreu na Câmara de Águeda e em que participaram autarcas, forças de segurança, bombeiros, produtores e representantes do núcleo de protecção florestal da Beira Litoral da Direcção Geral dos Recursos Florestais.

Na reunião foi decidido solicitar o alargamento do prazo de funcionamento dos Postos de Vigia fixos e dado conhecimento da contratação de um engenheiro florestal para o Gabinete Técnico Florestal da Câmara de Águeda.

O Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios para 2005 prevê trabalhos de manutenção e melhoramento dos caminhos florestais existentes e a abertura de novos caminhos, bem como a manutenção e melhoramento da rede de vigilância fixa.

Durante a reunião foi ainda analisada a articulação das diversas equipas de patrulhamento florestal, da responsabilidade do Núcleo Florestal do Centro Litoral, da Câmara Municipal de Águeda, da Guarda Nacional Republicana, e dos Bombeiros Voluntários de Águeda.

Esta última entidade vai prosseguir com a revisão das bocas-de- incêndio, conforme foi dado conta aos participantes.

Segundo a presidência da Câmara, a quem compete a coordenação e gestão dos planos de defesa da floresta, "o fenómeno dos fogos florestais assume no Concelho de Águeda, uma dimensão muito preocupante".

Nesse sentido, defendeu, "urge reforçar os meios materiais e humanos afectos às acções operacionais de sensibilização, prevenção, silvicultura preventiva, vigilância, fiscalização, detecção e combate aos incêndios na floresta, estabelecendo parcerias com Associações de Produtores Florestais e Juntas de Freguesia".

Na reunião de hoje a comissão decidiu ainda fazer chegar à população um conjunto de recomendações sobre a realização de fogueiras, nomeadamente a escolha de locais abrigados do vento, com abertura de uma faixa de segurança em redor, de modo a evitar a propagação do fogo.

De acordo com as precauções recomendadas, a queima de materiais sobrantes deve ser realizada de manhã cedo, de modo a terminar antes das 11:00, devendo os bombeiros ser avisados através de chamada gratuita para o 117, número que deve também ser usado caso se perca o controlo sobre a queima.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®