domingo, 2 de Novembro de 2025  18:54
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
02-10-2019

Músicos cantam o linguajar de Ílhavo na 'Milha'.



Músicos ilhavenses cantam o seu linguajar na terceira edição da Milha.

A Milha, festa dos músicos e da música de Ílhavo, acontece durante quatro dias, de 31 de outubro a 3 de novembro, em Ílhavo e na Gafanha da Nazaré.

Duas dezenas de espetáculos, organizados pelo 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, partem ou direcionam-se para a “palavra”.

Num cartaz com mais de vinte espetáculos, de showcases a um baile, destaque para a exibição do filme “Heróis do Mar”, longa-metragem dos anos 70, aqui dobrada e encenada por Alexandre Sampaio e musicada pela Orquestra Filarmónica Gafanhense  com a orientação de Henrique Portovedo, depois de restaurada, a sua única cópia, pela Cinamateca-ANIM.

Nota ainda para “Dito por não dito”, uma criação de Rui Sousa que trabalha o efeito repetitivo do linguajar e dos movimentos da dança de um rancho folclórico, contando com a participação dos solistas Andreia Alferes, Ricardo Fino e Vanessa Marques Oliveira e ainda dos ranchos do Município de Ílhavo. 

Se nas primeiras edições a Milha desafiou os músicos a trabalhar o cancioneiro de Carlos Paião e a temática marítima, este ano é a partir do linguajar Ílhavo que escolas, bandas, artistas, ranchos, criadores, poetas, djs e comunidade são convidados a pensar momentos inéditos em que se encontram na e para as suas cidades. 

A Milha surgiu em 2017 destinada a ser uma plataforma de encontro entre artistas, bandas, escolas e outras associações culturais locais.

Além dos espetáculos exclusivos, dos incentivos às combinações inéditas e das estreias, a Milha aposta também na formação.

Este ano há duas oficinas, uma de criação, com a ondamarela, outra de agenciamento, com Márcio Laranjeira.

A Milha acontece na Casa da Cultura de Ílhavo e na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré. A entrada é gratuita.

Abertura a 31 de Outubro, na Casa da Cultura, às 21h, com Diogo Riço, Heróis do Mar com Henrique Portovedo, Filarmónica Gafanhense e Alexandre Sampaio e Patinho Feio a fechar a noite.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®