domingo, 2 de Novembro de 2025  18:47
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
21-10-2019

Está a começar intervenção no Rio Cértima.



O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Duarte Novo, garantiu, na última sexta-feira, no Plenário Popular promovido pelo Movimento Cívico SOS Rio Cértima/Pateira, que os trabalhos de reabilitação e valorização ecológica do rio Cértima terão início dentro de poucos dias.

O responsável da autarquia de Oliveira do Bairro explicou que “falta apenas a assinatura do contrato com a empresa que ganhou o concurso público”, estando este procedimento a ser realizado pelo Município de Águeda, de acordo com o protocolo assinado entre os dois Municípios, a Agência Portuguesa do Ambiente e o Fundo Ambiental. “A fiscalização dos trabalhos será responsabilidade das duas autarquias, cada uma na sua área geográfica de intervenção”, acrescentou Duarte Novo.

O autarca elencou ainda algumas das ações que o Município de Oliveira do Bairro tem realizado nos últimos meses, desde “as várias diligências realizadas junto da Agência Portuguesa do Ambiente, em conjunto com a autarquia de Águeda, que resultaram na obtenção do financiamento para a intervenção prestes a iniciar-se”, passando pelo reencaminhamento de denúncias de descargas ilegais para o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR e pela recolha de uma quantidade significativa de peixes mortos, para análise e posterior incineração.

Para além destas ações, o “contacto e a comunicação com os Municípios de Águeda e de Anadia acerca deste assunto têm sido constantes, até por pertencermos à mesma Comunidade Intermunicipal, mas também o Município da Mealhada, havendo da parte de todos uma grande preocupação com o rio”. “Cada autarquia tem feito o seu caminho na proteção do Cértima”, explicou Duarte Novo.

A iniciativa, realizada no auditório do Centro Cultural Prof. Élio Martins, no Silveiro, foi proposta por Carlos Duarte, residente no Repolão – Oliveira do Bairro, com organização do Movimento Cívico SOS Rio Cértima/Pateira - Associação dos Amigos do Rio Cértima e Pateira.

Para além do Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, discursaram ainda elementos da SOS Rio Cértima/Pateira, o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Mealhada, José Campos Duarte, e os presidentes das Juntas de Freguesia de Oliveira do Bairro, Simão Vela, e de Oiã, Victor Oliveira. No período aberto ao público, destaque para a intervenção do deputado à Assembleia da República, Bruno Coimbra, que marcou presença na iniciativa.

Foi precisamente do público que chegou a preocupação com o rio Levira, que também cruza o Município de Oliveira do Bairro e que desagua no Cértima, interferindo, dessa forma, na qualidade ambiental deste último.

Da parte do Movimento Cívico SOS Rio Cértima/Pateira - Associação dos Amigos do Rio Cértima e Pateira houve abertura para incluir o Levira na sua ação cívica, tendo em conta que também este necessita de intervenção.

A este propósito, Duarte Novo concordou com a importância do rio Levira para o Município e da sua interferência na qualidade do Cértima, relembrando que a autarquia tem realizado ações de limpeza no rio e nos terrenos confinantes.

De destacar ainda as palavras de Victor Cardoso, referindo que “os meus pais deixaram-me um rio limpo e eu não quero deixar aos meus filhos uma fossa”, deixando depois um apelo para que “todos sejamos fiscais de nós próprios e dos outros, denunciando quando temos que denunciar, sem medo de ninguém”.

Recorde-se que o Ministro do Ambiente e Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, fez publicar no passado dia 30 de setembro, um despacho que autoriza a atribuição de financiamento pelo Fundo Ambiental de até 195 mil euros, para apoiar a intervenção “Reabilitação e valorização ecológica do rio Cértima nos concelhos de Águeda e Oliveira do Bairro”.

De acordo com o despacho do Ministério do Ambiente e da Transição Energética, esta intervenção vem na sequência de “vários episódios de contaminação de origem antropogénica ocorridos no rio Cértima que, aliados à existência de problemas de obstrução do canal principal, de sedimentação e à diminuição do caudal da linha de água por captações agrícolas.”

Ainda segundo este documento, a operação é considerada urgente “devido à ocorrência de eventos de mortandade de peixes, principalmente por anoxia agravada pelo aumento de temperatura da água durante o período estival”.

O protocolo refere os principais objetivos da intervenção, que passam, entre outros, pelo reperfilamento do leito e margens com a desobstrução do canal principal, recuperação do corredor fluvial e consequente funcionalidade dos sistemas naturais ribeirinhos, promovendo a conetividade com as áreas envolventes, e pelo favorecimento da valorização paisagística e da biodiversidade.

Esta parceria vem na sequência dos contactos estabelecidos pelos presidentes dos dois municípios, Duarte Novo (Oliveira do Bairro) e Jorge Almeida (Águeda), junto das autoridades competentes, manifestando a sua profunda preocupação com a poluição e degradação ecológica do rio.

Os dois autarcas estiveram reunidos no passado mês de julho, com o Vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Pimenta Machado, e com o Diretor Regional da Administração da Região Hidrográfica do Centro, Nuno Bravo, tendo visitado a zona mais afetada do rio Cértima.

Sobre o rio Cértima e sua bacia hidrográfica, recaem condições únicas de carácter ambiental e que lhe conferem o estatuto de classificação a nível Europeu, enquanto Rede Natura 2000.

Nos últimos anos têm-se registado neste rio episódios de degradação ambiental, cuja severidade tem aumentado e, recentemente, culminou num evidente crime ambiental, denunciado pela comunidade e entidades locais.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®