domingo, 2 de Novembro de 2025  16:01
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
06-11-2019

Misericórdia de Vagos vê reconhecido projeto dedicado ao acompanhamento de pessoas com demência e suas famílias.



A Santa Casa da Misericórdia de Vagos desenvolve, desde Janeiro 2019, um projeto pioneiro e gratuito no que diz respeito ao acompanhamento de pessoas com demência e suas famílias.

Cuidar de cuidadores surge como aposta daquela instituição e o projeto mereceu reconhecimento no jornal “Voz das Misericórdias” que acompanhou uma equipa de intervenção junto de uma família em que a filha deixou o emprego para cuidar da mãe.

O projeto “Memorizar” é financiado pelo POISE no âmbito do instrumento de financiamento gerido pelo Portugal Inovação Social, designadamente o Programa de Parcerias para o Impacto, que mereceu resposta favorável.

A iniciativa é dirigida a pessoas com demência que residam no concelho de Vagos, seus cuidadores e comunidade em geral.

Estima-se que, em 2050, 22% da população sofra deste tipo de patologia (demência) e o tema ganha cada vez mais peso na área da intervenção social.

As famílias reconhecem a “importância” de sentir que existe acompanhamento e que não estão sós na caminhada.

O Projeto Memorizar teve início no dia 2 de janeiro de 2019 e tem uma duração de 3 anos.

Procura uma intervenção na problemática da demência tendo como principal objetivo ir ao encontro da pessoa com demência que está na comunidade (não institucionalizada) e seu cuidador, recorrendo a um acompanhamento individualizado e personalizado em idosos com demência, seus cuidadores (alívio do burden) e atividades voltadas para a Comunidade (ações de sensibilização/informação).

É diferenciador por utilizar terapias não farmacológicas, nomeadamente as abordagens cognitiva, psicossocial, adaptação do ambiente, sensorial e motora.Na equipa integram-se 1 neurologista (part-time), 1 psicólogo clínico, 1 neuropsicólogo e 1 terapeuta ocupacional.

 

Foto: Voz das Misericordias


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®