domingo, 2 de Novembro de 2025  16:18
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
08-11-2019

Jogo digital made in Universidade de Aveiro assinala 500 anos da viagem de circum-navegação.



Jogo digital made in Universidade de Aveiro assinala 500 anos da viagem de Magalhães-Elcano

Aventuras, desafios e momentos que põe à prova o nível de conhecimentos. Estes são condimentos, supõe-se, inerentes a uma viagem de circum-navegação.

Como não poderia deixar de ser, são, também, elementos determinantes no jogo digital comemorativo dos 500 anos da viagem de Magalhães-Elcano, em desenvolvimento na Linha Temática GEOMETRIX, do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações (CIDMA), da Universidade de Aveiro (UA).

O desafio foi lançado pela Organização de Estados Ibero-Americanos e aceite pelos investigadores da Linha Temática GEOMETRIX, do CIDMA/UA. O jogo será lançado em 2020, em duas versões: espanhol e português.

No equilíbrio entre tensão e recompensa reside o sucesso de qualquer jogo.

O “Circum-Navegação Magalhães-Elcano” não será exceção, como aliás terá também acontecido abundantemente na viagem iniciada pelo português Fernão de Magalhães, ao serviço do rei Carlos V, de Castela, e concluída pelo espanhol Juan Sebastián Elcano, segundo relatam os escritos do cronista Antonio Pigafetta.

A aventura digital segue a rota da viagem que durou três anos, entre 1519 e 1522. A viagem contou, inicialmente, com 234 tripulantes e terminou com apenas 18, onde se incluía o cronista italiano. “Desde a nossa saída da baía de San Lúcar até ao regresso, calculo que tenhamos percorrido mais de 14460 léguas, dando a completa volta ao mundo, navegando sempre de ocidente para oriente”, escreveu Pigafetta.

 

Duas línguas, dois perfis

 

No jogo, para além das versões em português e em espanhol, estão previsos dois perfis de utilizador.

Na modalidade académica, dirigida ao 3º ciclo do ensino básico, competências matemáticas fundamentais ligadas à compreensão de conceitos, à fluência de procedimentos e à resolução de problemas estarão presentes de forma explícita. Na modalidade geral, estas capacidades serão exercitadas de forma implícita.

Apesar da inspiração nos relatos da viagem e das suas peripécias, esteve sempre presente a preocupação de adaptar o jogo aos dias de hoje, ao ritmo dos apreciadores e às funcionalidades comuns em jogos digitais. Os desafios que vão surgindo poderão ser de caráter matemático, lógico-dedutivo ou de cultura geral, com episódios lúdicos, curiosos e divertidos. Poderá ser jogado em qualquer dispositivo, smartphones ou tablets. Será possível o acesso à rede para jogo assistido pelo servidor ou jogo na modalidade colaborativa (com outros jogadores à distância).

Trata-se de “um desafio enorme, com articulação de muitas e diferenciadas componentes, desafio que está a ser superado por uma equipa multidisciplinar que inclui matemáticos, programadores, especialistas em tecnologias digitais, historiadores e designers”, assinala Ana Breda, coordenadora da Linha Temática GEOMETRIX, lembrando a experiência ampla do GEOMETRIX em desafios deste tipo. É, por exemplo, o caso das diversas versões municipais (em suporte físico) já realizadas e publicadas do jogo CMat.

 

Texto e foto: UA


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®