domingo, 2 de Novembro de 2025  05:45
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
20-11-2019

Concurso de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro premeia os melhores.



Os 11 finalistas do concurso de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro apresentam-se hoje em cerimónia no Convento S. Francisco, em Coimbra.

Esta iniciativa da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro em estreita colaboração com o consórcio Ageing@Coimbra, tem como objetivo premiar e conferir visibilidade a projetos e iniciativas que promovam o envelhecimento ativo e saudável na Região Centro.

O consócio foi criado com o objetivo de valorizar o papel do idoso na sociedade e potenciar projetos e programas de boas práticas inovadoras em cuidados de saúde e apoio social, investigação científica e aplicações tecnológicas, que promovam o seu bem-estar geral e envelhecimento ativo e saudável.

Entre os candidatos há projetos da região de Aveiro.

A Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro, no âmbito da Categoria Vida+ - boas práticas que promovam estilos de vida mais saudáveis, com ou sem recurso à utilização de novas tecnologias -, está entre as finalistas.

O Potencial Positivo P+ é um projeto inovador que pretende promover o envelhecimento ativo e saudável, aliado a um aumento de felicidade na pessoa.

Prevê a criação de Brigadas de reparação/intervenção; Apoio à gestão doméstica e Apoio na manutenção e na conservação dos espaços agrícolas de proximidade ou de Subsistência.

O projeto teve início em 2016 no concelho de Sever do Vouga, junto da população mais desfavorecida, nomeadamente a população mais envelhecida e com grau elevado de abandono e de isolamento.

Segundo Paulo Quina, coordenador técnico e pedagógico da Escola Profissional de Aveiro, o projeto foi implementado durante três anos com muito sucesso. A EPA foi contactada por vários Municípios limítrofes da região que pretendiam replicar o projeto, contudo deixou de existir capacidade de resposta da Escola.

Este anto, a AEVA assumiu o projeto e reformulou-o, capacitando-o para responder às necessidades da região de Aveiro, através de uma candidatura que foi aprovada no âmbito da Capacitação para o Investimento Social.

Atualmente o projeto aguarda aprovação de uma candidatura no âmbito do Programa de Parcerias para o Impacto – Portugal Inovação Social.

De notar que foram admitidas 160 candidaturas na região centro, sendo 8 da categoria Conhecimento+, 43 da categoria Saúde+ e 109 da categoria Vida+.

 

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®