domingo, 2 de Novembro de 2025  15:59
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
27-11-2019

ASPEA quer Assembleia Municipal "vigilante" na aplicação do PDM.



O presidente da Associação Portuguesa de Educação Ambiental espera que a Câmara de Aveiro venha a dar resposta a questionamentos sobre alterações ao PDM e desafia os deputados a acompanharem de “forma atenta e vigilante” as ações que resultem da sua aplicação.

Joaquim Ramos Pinto afirmou ontem, na Assembleia Municipal, que o documento assenta numa “visão antropocêntrica” que condiciona toda a ação do Plano, em particular nas questões ambientais e alterações climáticas.

“Esta visão considera que o problema resulta de fenómenos naturais e não da ação humana ou das ações resultantes da implementação do próprio plano, colocando em risco a saúde humana e trazendo custos elevados para a sociedade e economia local”.

Defende que a revisão do Plano Diretor Municipal deveria assumir um compromisso de “promover a máxima proteção das pessoas, da economia local, dos ecossistemas e de restaurar condições de segurança, saúde e bem-estar e justiça climática”.

Na leitura feita ao documento considerou positiva a abordagem à mobilidade elétrica mas com nota negativa para projetos que acentuam a presença de carros na cidade, numa referência indireta ao projeto para o Rossio.

“É um crime socioambiental justificar que queremos que os turistas e os cidadãos possam chegar de carro ao centro da cidade, quando há muitas outras alternativas”.

“Com este plano todos os cidadãos aveirenses estão convocados para serem vigilantes e seguirem, com muita atenção, a implementação das ações por ele permitidas, de forma a podermos evitar consequências graves resultantes da ação humana através da implementação do próprio plano: riscos para a saúde humana e vida selvagem, custos para a sociedade e a economia local, e perda da biodiversidade”.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®