domingo, 2 de Novembro de 2025  22:09
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
03-12-2019

BE desafia Governo a criar empresa pública de dragagens.



O Bloco de Esquerda vai propor ao Governo que crie uma empresa para assumir a dragagens de zonas lagunares em Portugal.

Nelson Peralta visitou os trabalhos de dragagem da Ria de Aveiro e anunciou a apresentação de uma proposta para a criação de uma empresa pública de dragagens.

Irá questionar o governo sobre a requalificação ambiental, as dragagens nas associações náuticas não-lucrativas e o modelo de gestão da Ria.

"As dragagens são uma necessidade permanente no território. Em diversos locais são essenciais para a economia e para a conservação da natureza. Por exemplo, aqui na Ria de Aveiro e ainda na Pateira, mas também na Ria Formosa e em tantos outros locais. Com características diferentes, mas igualmente importantes são as dragagens nos portos, até para garantir a segurança das embarcações. Faz todo o sentido que o Estado possa deter uma empresa com esta capacidade indispensável para o território e para a economia. Poderá ter assim mais controlo e ser mais eficaz ao mesmo tempo que liberta o Estado de pagamentos constantes e avultados de empreitadas privadas", defendeu o deputado Nelson Peralta.

O Bloco irá apresentar uma pergunta ao Ministério do Ambiente e da Ação Climática sobre a possibilidade de alargar a presente empreitada aos acessos de associações náuticas de “índole não lucrativa” presentes na Ria de Aveiro.

Questionará ainda sobre o problema registado em Estarreja que levou a que esse troço não seja alvo de dragagens dado que sedimentos estarão contaminados com cádmio.

O Bloco de Esquerda quer saber se o foco de poluição “está já identificado, se está debelado e quais as medidas que o Ministério tomará para a requalificação ambiental da Ria de Aveiro, nomeadamente nesta zona”.

O Grupo Parlamentar irá ainda questionar o Governo sobre o modelo de gestão da Ria.

A Polis Litoral Ria de Aveiro deverá ser extinta a 31 de dezembro. No entanto, as dragagens estarão em curso ainda durante o próximo ano.

O Bloco de Esquerda questiona o Ministério sobre a solução de transição para a gestão da obra.

E quer conhecer o que está em análise para modelo de gestão.

“O Bloco de Esquerda quer uma Ria que seja tratada como um ecossistema essencial para o país e para as comunidades envolventes, liberta de lógicas de especulação imobiliária e de pequenos interesses autárquicos”.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®