domingo, 2 de Novembro de 2025  05:39
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
05-12-2019

INEM atribuiu a acreditação ao Centro Hospitalar do Baixo Vouga de formador em Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa.



O Instituto Nacional de Emergência Médica atribuiu a acreditação ao Centro Hospitalar do Baixo Vouga de formador em Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa.

Esta certificação vai permitir que o CHBV forme e certifique pessoal médico e não médico, que possa atuar em ambientes fora do hospitalar, em situações de paragem cardio respiratória.

Esta credencial, agora obtida pelo CHBV, junta-se às obtidas, em Setembro de 2015, em Suporte Básico de Vida (SBV Adulto e Pediátrico), Suporte Imediato de Vida e Suporte Avançado de Vida.

Acreditações que permitiram assegurar internamente, por meios próprios e com a coordenação do Serviço de Investigação e Formação, a formação interna, constituindo-se assim numa medida preventiva de “grande valor e de segurança” para qualquer pessoa que circule no interior das diversas unidades do centro hospitalar.

A desfibrilhação precoce, se efetuada apenas por equipas médicas de emergência pré-hospitalar, enquanto objetivo, é difícil de atingir, já que a paragem cardio-respiratória pode ocorrer, em ambiente pré-hospitalar.

Para ultrapassar esta limitação, foi criado, em Portugal, o Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa que veio estabelecer as regras a que se encontra sujeita a prática de Desfibrilhação Automática Externa em ambiente extra-hospitalar.

Atualmente, a equipa de formadores do CHBV é constituída por 7 médicos e 5 enfermeiros, sendo que nos vários cursos de formação que ministrou, já formou cerca de 1114 profissionais de todas as categorias.

Estes profissionais são, na sua maioria, colaboradores internos, mas a formação em Suporte Básico de Vida, no âmbito da parceria realizada com as Câmaras Municipais de Albergaria-a-Velha e Ílhavo, também se estendeu a profissionais externos.

Assim, com mais esta capacidade formativa, o CHBV garante poder “contribuir para a formação de toda uma comunidade, que ficará mais preparada para agir perante situações de Paragem Cardíaca Respiratória, conforme previsto no programa formativo e certificar os Internos de Formação Geral que iniciam funções no CHBV anualmente”.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®