domingo, 2 de Novembro de 2025  22:05
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
11-12-2019

Movimento Maria pede correção de taludes de retenção colocados na ria.



O Movimento Amigos da Ria de Aveiro pede uma intervenção corretiva à Polis nos taludes de retenção de sedimentos que estão a deixar regressar areias e lodos ao leito da ria após as dragagens.

Três meses após a sua colocação na ensecadeira construída junto à ponte Juncal Ancho, em Ílhavo, começa a notar-se a degradação e o escorrimento de dragados.

Segundo técnicos consultados pelo MARIA, o facto de os taludes de retenção de dragados ficarem abaixo do nível médio dos preia-mar faz com que uma parte dos sedimentos ali depositados deslizem para o leito da Ria por ação das correntes de maré.

De acordo com os especialistas, os taludes, construídos com recurso a estacaria unida por tabuado, deveriam, em todas as circunstâncias, permanecer cerca de 50 centímetros acima do maior preia-mar previsto para permitir a consolidação dos dragados e evitar à ação do vento e das correntes de maré sobre os sedimentos.

O problema repete-se na zona do Lago do Paraíso, em Aveiro, onde os trabalhos de dragagem ainda não se iniciaram, mas onde está já cravada a estacaria que irá suportar o tabuado da ensecadeira.

O apelo à correção já foi dirigido à Sociedade Polis Litoral da Ria de Aveiro pelo presidente da Associação Náutica e Recreativa da Gafanha da Nazaré, Humberto Rocha, na sua dupla qualidade de dirigente associativo e membro fundador do Movimento MARIA.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®