domingo, 2 de Novembro de 2025  10:55
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
14-12-2019

Delfim Bismarck assina obra sobre cidadãos de Albergaria na I Grande Guerra.



O Município de Albergaria-a-Velha e a Associação para o Estudo e Defesa do Património Natural e Cultural da Região de Aveiro organizam, a 21 de dezembro, a sessão de apresentação do livro O Concelho de Albergaria-a-Velha na I Guerra Mundial (1914-1918), da autoria de Delfim Bismarck Ferreira.

A iniciativa tem lugar na Biblioteca Municipal, pelas 16h00. A entrada é livre.

Durante a participação de Portugal na I Guerra Mundial, no período decorrido de 1914 a 1918, foram mais de 100 000 os militares portugueses que partiram para África e para a Flandres.

Daí, resultariam cerca de 40 000 baixas, a morte de cerca de 8000 homens, cerca de 6000 desapareceram e mais de 7000 foram feitos prisioneiros pelas tropas inimigas, não contabilizando os que regressaram com um estado de saúde debilitado, alguns dos quais faleceriam pouco tempo depois e outros sofrendo de diversos tipos de doenças ao longo da vida.

Com a presente obra, o autor procura caracterizar o ambiente que se vivia nesse período e, acima de tudo, identificar e biografar os cidadãos naturais e residentes no concelho de Albergaria-a-Velha que subitamente se viram envolvidos na Grande Guerra e que participaram no maior acontecimento bélico da História da Humanidade.

Foram pelo menos 230 os Albergarienses que participaram militarmente na I Guerra Mundial, distribuídos da seguinte forma pelas suas freguesias de origem: Albergaria-a-Velha 46, Alquerubim 36, Angeja 27, Branca 38, Frossos 9, Ribeira de Fráguas 16, São João de Loure 32 e Valmaior 26, acrescidos de 22 militares que não sendo naturais deste concelho, aqui casaram ou residiram.

Destes, faleceram pelo menos 9 militares.

Para Delfim Bismarck Ferreira, “aqui fica uma singela homenagem a todos aqueles que participaram na I Guerra Mundial, defendendo e honrando o nome do concelho de Albergaria-a-Velha e de Portugal, fosse em África ou na Europa”.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®