domingo, 2 de Novembro de 2025  22:09
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
01-04-2005

Marchas dos Santos Populares


Fogueira

À semelhança do que já acontecera, há vários anos atrás, no lugar da Fogueira, freguesia de Sangalhos, começaram já as movimentações para voltar a realizar uma Marcha Popular, neste caso uma Marcha de Santo António.

A iniciativa partiu de um grupo de pessoas empenhadas em ajudar a angariar fundos a favor da festa do lugar e, consequentemente a favor da Igreja, em construção há vários anos.

Se a iniciativa for bem sucedida - embora se destine, localmente, a proporcionar um espectáculo de angariação de fundos - e se houver bastantes participantes, a organização poderá, eventualmente, contar com a colaboração da Câmara Municipal de Anadia que, como se sabe, há alguns anos a esta parte, tem subsidiado a organização das Marchas dos Santos Populares, atribuindo um apoio financeiro, bastante importante para ajudar a suportar as despesas inerentes com o fabrico dos arcos, confecção do vestuário e acessórios.

As freguesias que organizam as suas marchas - de ano para ano são mais e melhores - participam em Junho, na grande edição das Marchas dos Santos Populares, que se realizam no auditório do Vale Santo (em Anadia), perante alguns milhares de anadienses, voltando a desfilar, no fim de semana seguinte, na estância termal da Curia, perante os muitos turistas que visitam a região, nesta época do ano.

Embora a participação neste evento seja ainda uma mera possibilidade, a verdade é que poderá vir a acontecer se houver união e força de vontade entre os moradores da Fogueira e de toda a freguesia.

Todos os interessados em participar nesta iniciativa (adultos e crianças, sem esquecer os imprescindíveis músicos) devem inscrever-se no Café Adega, junto ao largo da Igreja, na Fogueira ou contactar Célia Nogueira.

Seria bom que a população aderisse e voltasse a revitalizar uma tradição que poderá contribuir para projectar o bom nome do lugar e da freguesia.

Este interessante “projecto” que se destina, em primeiro lugar, a angariar fundos para a realização da festa da terra (a favor da construção da Igreja) conta ainda com a colaboração da bem conhecida ensaiadora Maria Conceição Pinhal (irmã de Célia Nogueira) residente no Troviscal que noutras iniciativas de âmbito cultural e recreativo tem ajudado a terra.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®