domingo, 2 de Novembro de 2025  16:03
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
01-04-2005

Anadia “seduz” municípios vizinhos para criação de área metropolitana


Anadia

A Câmara de Anadia está a contactar municípios vizinhos para constituir uma área metropolitana alternativa às já criadas de Aveiro e Coimbra, assegurou fonte próxima do presidente da Câmara, Litério Marques, admitindo que autarcas vizinhos já foram “seduzidos” para esta intenção.

Aproveitando a mudança de Governo e a indefinação quanto ao futuro das áreas metropolitanas, a Câmara de Anadia, que ainda não tinha optado pela integração em qualquer comunidade de municípios, decidiu “baralhar as contas”.

De acordo com fonte próxima de Litério Marques, o presidente da Câmara estabeleceu contactos com vários autarcas dos municípios vizinhos dos distritos de Aveiro (Mealhada e Oliveira do Bairro), Viseu (Mortágua) e Coimbra (Mira e Cantanhede) na tentativa de criar a Área Metropolitana da Bairrada (AMB).

Contactado esta sexta-feira sobre o assunto, Litério Marques não confirmou nem desmentiu os contactos com os autarcas vizinhos nem as supostas intenções de avançar com aquela iniciativa.

“Trabalho para o meu município, tento fazer o que seja melhor para os cidadãos e quanto às áreas metropolitanas sempre disse que Anadia tentaria procurar a melhor solução, evitando ser um município de rectaguarda quer na área de Aveiro, quer na de Coimbra”, assegurou o edil, acrescentando que “a Câmara de Anadia fez exigências ao anterior Governo para decidir qual o rumo a tomar, mas infelizmente não fomos ouvidos”.

No entanto, estamos em condições de avançar que Oliveira do Bairro já deu um claro não ao projecto. Fonte ligada à autarquia garantiu que o presidente Acílio Gala “ignorou” as notícias que lhe chegaram sobre o assunto.

Por seu turno, o presidente da Câmara da Mealhada, Carlos Cabral, disse ao Moliceiro.com que “a ideia até nem é má”, apontando que “do lote desses municípios acho que não será a melhor escolha Anadia liderar essa área metropolitana” e acrescentando, no entanto, que “a iniciativa do presidente da Câmara de Anadia acaba por ser inoportuna, descabida e desactualizada”.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®